Estou tentando realizar integração com Hubs e um fornecedor de vaçlidação cadastral via fluxograma por envio de webhook.
O fluxo roda corretamente e o envio do webhook realiza com sucesso, porém as propriedades não são atualizadas com os dados consultados.
Pesquisei no chatgpt e informa que o HubSpot não tem um mecanismo interno para processar respostas de webhook diretamente, que é preciso configurar um servidor ou serviço que receba a solicitação do webhook, fazer a consulta desejada, e enviar a resposta de volta para o HubSpot.
Conseguem me orientar se é isso mesmo ouse existe outra forma de fazer pelo HubSpot?
Se eu não me engano, recentemente foi liberado essa possibilidade de fazer o tratamento das informações dentro da HubSpot, mas você precisa ter o Operations Hub, se eu não me engano, no plano Professional ou Enterprise.
O que eu costumo muito ver com esse tipo de ações é: um webhook que faça apenas o envio das informações para dentro da HubSpot, com os dados já tratados. Se você precisar apenas popular as informações, precisa alterar as propriedades seguindo esta documentação.
Ou, também o pessoal gosta muito de fazer isso através de uma API, criando um aplicativo privado onde as possibilidades de trabalho serão maiores. Saiba tudo sobre os aplicativos privados aqui.
Caso minha resposta ainda não tenha te ajudado, por favor, envie mais informações para que eu possa enviar ao nosso dev aqui.
Informações que poderão ajudar:
> Qual é o aplicativo que está fazendo a validação das informações;
> Quais documentos você, ou o seu time, uso para criar o webhook
Estou tentando realizar integração com Hubs e um fornecedor de vaçlidação cadastral via fluxograma por envio de webhook.
O fluxo roda corretamente e o envio do webhook realiza com sucesso, porém as propriedades não são atualizadas com os dados consultados.
Pesquisei no chatgpt e informa que o HubSpot não tem um mecanismo interno para processar respostas de webhook diretamente, que é preciso configurar um servidor ou serviço que receba a solicitação do webhook, fazer a consulta desejada, e enviar a resposta de volta para o HubSpot.
Conseguem me orientar se é isso mesmo ouse existe outra forma de fazer pelo HubSpot?
Você está correto. O HubSpot não processa diretamente as respostas de webhook. Para atualizar as propriedades com os dados recebidos, você precisa configurar um servidor ou serviço intermediário para receber o webhook, processar a resposta e enviar os dados atualizados de volta ao HubSpot, utilizando sua API.
Thanks for my solution as a accepted. If you need any question i help you.
Você está certinho: o HubSpot consegue enviar webhooks via fluxos de trabalho (workflows), mas não processa automaticamente as respostas desses webhooks. Ou seja, ele manda os dados, mas não espera ou entende o que volta.
Para atualizar propriedades no HubSpot com os dados recebidos de uma API externa (como validação cadastral), você vai precisar de um servidor intermediário. Esse servidor deve:
Atualizar as propriedades no HubSpot via API (ex: usando a API de contato ou empresa, dependendo do caso).
Ou seja, o fluxo ideal é: HubSpot envia webhook ➝ seu servidor consulta o fornecedor ➝ seu servidor chama a API do HubSpot para atualizar os dados.
Infelizmente, não dá pra fazer isso só com as ferramentas nativas do HubSpot. Se precisar de ajuda pra estruturar esse backend ou usar ferramentas como Integromat/Make ou Zapier pra facilitar, posso te ajudar com isso também.
Sim, é isso mesmo! O HubSpot não processa automaticamente respostas de webhooks, então você precisa de um servidor intermediário para receber o webhook, consultar o fornecedor e atualizar as propriedades via API.