Vida Remota

PamCotton
Gerente da Comunidade
Gerente da Comunidade

Compartilhamento de conhecimento remoto / experiência no trabalho

Olá Comunidade,

 

Espero que todos estejam seguros em casa durante estes tempos difíceis.

 

Em muitos setores, as pessoas estão começando a prestar mais atenção aos trabalhos remotos devido ao recente surto de COVID-19.

O HubSpot sempre foi um forte defensor do trabalho remoto e até temos um gerente de programa dedicado à experiência de funcionários remotos.

 

Atualmente, os escritórios globais da HubSpot estão fechados e todos os funcionários da HubSpot estão trabalhando remotamente. Aqui estão algumas dicas para ajudar a facilitar essa transição para você e sua empresa.

 

  • Envie / distribua uma lista de verificação de preparação de TI com antecedência para sua equipe,  para garantir que todos verifiquem a qualidade de sua conexão de rede em sua casa e que eles tenham uma configuração de espaço de trabalho adequada em caso de trabalho remoto inesperado.
  • Estruture o seu dia - pode ser muito fácil descansar todas as manhãs ou ficar com suas roupas confortáveis ​​o dia todo, quando estiver trabalhando em casa. Tente estruturar seu dia de maneira semelhante a quando você está no escritório. Levante-se e dê um passeio de manhã, comece a trabalhar no horário normal de início e faça pausas durante o dia. O mais importante é terminar o trabalho no horário normal e tirar um tempo para se desconectar do trabalho.
  • Tenha tempo social não relacionado ao trabalho - Trabalhar remotamente pode ser solitário e as pessoas geralmente sentem que estão desconectadas de suas redes sociais. Em Suporte, temos um canal de videoconferência para o intervalo do almoço. Acredite ou não, isso realmente ajuda você a se sentir conectado com seus colegas de equipe!
  • Seja responsável com sua disponibilidade. Como não podemos nos ver, é importante se comunicar com seus colegas sobre sua disponibilidade. Durante o dia, às vezes ficamos offline para almoçar ou passear. É um ótimo hábito mencionar quando você estará offline e quando voltará. No HubSpot, usamos o Slack para comunicação interna. Por isso, edito meu perfil para que as pessoas saibam que estou off-line assim: [Em horário de almoço, volto às 13h]
     

Compartilhe sua experiência, pensamentos, dicas sobre trabalho remoto com a Comunidade!

Aqui estão alguns exemplos de perguntas:

 

  1. Como você está operando seus negócios de maneira diferente hoje, reagindo à situação atual?
  2. Sua organização incentiva / exige trabalho remoto?
  3. Caso contrário, que plano de ação sua organização está adotando para continuar crescendo sob essa circunstância?
  4. Se sim, qual você acha que é o benefício do trabalho remoto e o que você acha difícil?
  5. Existe algo que você / sua organização está fazendo para situações de trabalho remoto?
  6. Você tem alguma dica para pessoas que não estão familiarizadas com o trabalho remoto?
     

É um momento difícil para todos, e a situação está impactando brutalmente algumas empresas.

Esperamos que compartilhar nossa própria experiência e proporcionar um local onde possamos nos conectar ajudem todos a crescer juntos, mesmo nessa situação.

 

Fiquem em casa e fiquem mais forte! Estamos aqui para apoiá-los em tudo o que pudermos! Coração

 

Desejamos o melhor!

 

Ps: Você sempre pode aprender mais nesta postagem do blog: Como o HubSpot está respondendo ao coronavírus (COVID-19)

Você sabia que a Comunidade está disponível em outros idiomas?
Participe de conversas regionais, alterando suas configurações de idioma !


Did you know that the Community is available in other languages?
Join regional conversations by changing your language settings !




4 Respostas 4
DanielSanchez
Conselheiro(a) de destaque | Parceiro Platinum
Conselheiro(a) de destaque | Parceiro Platinum

Compartilhamento de conhecimento remoto / experiência no trabalho

Olá @PamCotton , obrigado pelo espaço para passar nossa experiência com o Home Office, acho que esse assunto vale a pena ser discutido, pois além de mostrar para muitas empresas que o HO não só é possível, mas também rentável no desempenho, ele possui também o lado ruim.

 

Principal benefício: O tempo!

Estou Home Office desde janeiro de 2019, quando me mudei de São Paulo para Porto Alegre, foram 14 meses nessa nova experiência que sim, foi muito produtiva, pois consegui retirar novas certificações da HubSpot e também outras e exercitar mais o que absorvia de conteúdo. Antes, o trajeto até o trabalho e o retorno para casa, consumiam muito desse tempo em SP, quando chegava já estava mais cansado pela "viagem" e mal queria ligar o computador para uma certificação.

 

Principal vilão: o sedentarismo

No início, imaginava que o foco seria o meu maior vilão, mas não tive problemas com ele. Porém enquanto eu produzo, o corpo e a mente estiveram a adoecer nesses meses solitários.

 

Sugestão: atividades físicas em grupo 

Após perceber que estava muito solitário, retomei uma atividade que fazia muito no passado, que era jogar futebol com os amigos. Comecei a jogar 2x na semana e isso me fez um bem danado. Voltei a ter um social, cuidando da mente e estava firme na batalha contra o sedentarismo, cuidando do corpo.

 

Obs: nesse período de quarentena, troque as atividades físicas em grupo por atividades e alongamentos em casa, isso é importante para evitar problemas físicos. Se possível, participe de chamadas de vídeo com o pessoal do trabalho, para também socializar.

 

Na minha visão, o Home Office será cada vez mais comum, mas nem todas as pessoas estão preparadas para lidar com ele. Tem que saber aproveitar o tempo ganho.

 

Espero ter contribuído com informação útil.

Grande abraço!

PamCotton
Gerente da Comunidade
Gerente da Comunidade

Compartilhamento de conhecimento remoto / experiência no trabalho

@angelopublio @DanielSanchez  @Brenner @DaviCamas @Állya @JeffersonXavier , Vocês gostariam de compartilhar com a Comunidade sua experiencia sobre ?

Você sabia que a Comunidade está disponível em outros idiomas?
Participe de conversas regionais, alterando suas configurações de idioma !


Did you know that the Community is available in other languages?
Join regional conversations by changing your language settings !




JeffersonXavier
Colaborador(a)

Compartilhamento de conhecimento remoto / experiência no trabalho

Olá @PamCotton , tudo bem?

 

Obrigado por essa oportunidade de compartilhar minha experiência com o Home Office.

 

Na ScanSource Brasil nós já temos como parte da cultura a prática do Home Office, eu mesmo já trabalhava de casa pelo menos uma vez por semana!

Antes mesmo de ser anunciada a quarentena no Brasil já estavamos preparados com boa parte da força de trabalho já operando remotamente (com exceção apenas dos colaboradores que trabalham nos CD's que continuam atuando de forma presencial com os devidos EPI's e cuidados).

 

Confesso que trabalhar em uma distribuidora de tecnologia ajuda bastante na hora de lidar com desafios como estrutura e recursos para possibilitar o trabalho remoto. Por isso acredito que o mais desafiador é lidar com o aproveitamento desses recursos e com o estado emocional de todos.

 

Acredito que o @Brenner  e o @DanielSanchez  já apresentaram ótimas dicas que podem ser resumidas em alguns principios essenciais para o trabalho remoto: Planejamento, Comunicação e Inteligência Emocional

Sendo assim vou complementar com algumas dicas sobre como transformar esse momento de adversidade em oportunidade:

  • A Officeless disponibilizou um guia para trabalhar a distância em situações de emergência simplesmente maravilhoso para quem está começando a fazer Home Office agora.
  • A Trello não ficou para trás e também criou um ótimo conteúdo sobre como aderir ao trabalho remoto.
  • Como comunicação é fundamental, se você ainda não conhece o SlackMicrosoft Teams, e o Zoom, agora é a hora!
  • A Conquer liberou vários conteúdos de graça, e destaque para o curso de Inteligência Emocional. Você consegue acesso a todo conteúdo na Zona de Quarentena Conquer.
  • A ScanSource também tem vários cursos de tecnologia gratuitos no FASTPATH University, além de conteúdos sobre tecnologia e atualidade através do nosso canal no youtube e podcast.
  • Temos vários cursos interessantes disponibilizados pela: EAD.BRUdemy, Coursera, FGV, Be Academy, ...
  • E é claro que não vou esquecer da Hubspot Academy e da Rock University, que acredito serem as melhores fontes de conhecimento sobre marketing aqui na BR.
  • O melhor investimento é sempre você, mas não esqueça do Fun, ok?! Faça chamadas de videos com amigos e familiares, pratique meditação ou faça exercicios de calistenia em casa, assista lives de cantores no youtube/instagram, compartilhe memes no facebook, etc...

 

Espero ter contribuido com as informações acima Smiley feliz

Obs: Se antes o trabalho remoto já era um tendencia, agora é oficial. nada será como antes, se preparem para um novo mercado com várias empresas com vagas remotas e várias certificações EAD.

 

Stay Home, Stay Safe

e também: Stay Hungry, Stay Foolish

 

 

 

Brenner
Conselheiro(a) de destaque

Compartilhamento de conhecimento remoto / experiência no trabalho

Muito legal esse post Pam! Com certeza ajudará muitas pessoas que não estão familiarizadas com esse tipo de trabalho. 

 

Eu já tenho algum tempo que trabalho de casa, e lembro que no começo era muito difícil, me sentia sozinho, os dias não passavam e eu não me sentia produtivo, depois de algum tempo de aprendizados e indo para outras empresas, aprendi algumas coisas que vão te ajudar a sair dessa.

 

Aqui vão mais algumas dicas: 

 

> Além de manter a sua rotina de trabalho é legal aproveitar o tempo que você levaria se deslocando até o **bleep**, para tomar um bom café da manhã, com alimentos saudáveis, um café ou chá fresco. Aproveite para fazer um alongamento antes de iniciar suas atividades. 

> Mentalize o seu dia: Relembre todas as tarefas que você deve terminar no dia de hoje, separe as mais importantes e/ou complexas para fazer logo pela manhã (onde seu nível de energia vai estar alto). 

> Comunicação constante com o seu time: Como já mencionado no post anterior, manter a comunicação é muito importante, tem dúvidas? Manda uma mensagem no chat oficial da sua empresa, se precisar, ligue também. Para as empresas que estão iniciando esse processo, a comunicação deve estar sempre presente.

> Trabalhe por blocos de tempo e faça uma tarefa por vez: Recentemente, estava me sentindo um pouco perdido com tantas atividades para fazer. Várias abas abertas, além de me desconcentrar, pesava no processamento do meu computador. Então, adote isso também: uma tarefa por vez, deixe as principais abas abertas e abra outros programas ao longo do dia para matar aquela atividade.

> E por fim, relaxe! Tire um tempinho para pegar um pouco de sol, esticar um pouco as pernas e ver um vídeo ou escutar uma música para sua cabeça "esvaziar" um pouco do trabalho. Pode não parecer, mas isso te ajuda a voltar concentrado e pronto para o próximo projeto. 

 

Espero que te ajude com essas dicas, são simples, porém, poderosas! Elas me ajudam há quase 3 anos. 

 

Ah, e o mais importante: Fique em casa. Vamos passar por isso juntos!



Brenner Natal



HubSpot Consultant | Inbound Marketer



--------------------------------------------------


Se a minha resposta te ajudou, por gentileza, clique no botão: " Aceitar como solução ".
Ainda com dúvidas? Responda a minha postagem para que possamos continuar te ajudando!
Obrigado por postar na comunidade da HubSpot! .