âfev 9, 2021 6:15 PM
A Warren vai fazer 4 anos de operaçÔes em 2021, mas preciso dizer que parece muito mais tempo. Isso porque vocĂȘs sabem muito bem a velocidade como as coisas acontecem e se definem hoje em dia, ainda mais em uma fintech/startup.
Como esse fórum aqui é bem direcionado para esse segmento, antes de entrarmos em alguma parte mais técnica do nosso lado, eu queria voltar alguns passos e explico o motivo: o mercado nunca esteve tão aberto para startups. Só que tenho visto muito projeto legal perdendo a tração por falta de, pelo menos, um dos motivos abaixo.
NĂŁo estou aqui para trazer uma fĂłrmula pronta pra ninguĂ©m, nem pra ditar regras (longe disso). Mas meus cabelos brancos que tenho hoje sĂŁo das tentativas e erros que fizeram com que esses quatro anos parecessem 10 e colocassem a Warren onde ela estĂĄ hoje. Temos mais de 150 mil clientes em todos os estados do paĂs e seguimos firmes na missĂŁo de fazer com que o brasileiro invista do jeito certo, transparente e eficiente.
Tenha propĂłsito
Uma frase banalizada injustamente, na minha opiniĂŁo, nas palestras de empreendedorismo. Isso porque ela Ă© muito mais profunda do que parece. Ter propĂłsito Ă© muito mais do que preencher um business plan, Ă© entender qual a diferença que vocĂȘ farĂĄ na vida das pessoas. E Ă© esse propĂłsito que vai ajudar vocĂȘ a ser um imĂŁ de pessoas que compram a mesma briga.
A Warren poderia ser uma corretora como as outras, por exemplo. NĂłs entrarĂamos no mercado financeiro como um player qualquer e, pela tecnologia, poderĂamos nos diferenciar. Como o brasileiro carecia de uma experiĂȘncia financeira digital que fosse boa - e atĂ© hoje Ă© assim, pois os apps dos bancos sĂŁo ruins - poderĂamos galgar um lugar ao sol jĂĄ apresentando uma melhor experiĂȘncia digital, por exemplo.
Mas o nosso propĂłsito vai alĂ©m da usabilidade: Ă© oferecer um modelo de investimentos mais justo, transparente e que ainda Ă© capaz de sugerir as melhores soluçÔes para cada momento de vida do investidor. Assim atĂ© parece simples, mas a verdade Ă© que a prĂĄtica disso se reflete em um esforço gigante de todo mundo da equipe. E mesmo que seja cansativo em grande parte das vezes, o propĂłsito Ă© o nosso grande combustĂvel.
NĂŁo importa o tamanho do seu propĂłsito. Basta que ele exista de verdade.
Tenha pessoas imbatĂveis ao seu lado
A Warren nĂŁo seria o que ela Ă© hoje se nĂŁo tivĂ©ssemos, desde o inĂcio, um time de pessoas incrĂveis. Uma equipe de profissionais imbatĂveis. No caso da Warren, tambĂ©m de pessoas corajosas, pois estamos desafiando uma cultura centenĂĄria de investimentos no paĂs. NĂłs nĂŁo temos educação financeira nas escolas, como vamos querer que as pessoas saibam diferenciar uma LTN de um CDB? Que investir em tĂtulo de capitalização chega a ser um desaforo pro investidor? Essas sĂŁo coisas que as instituiçÔes mais tradicionais nem querem bem que vocĂȘ saiba mesmo. Ă uma briga grande e, por isso, quero os melhores ao meu lado!
Use as ferramentas certas
Contar com boas plataformas que te mostrem o resultado da sua estratĂ©gia Ă© meio caminho andado. Porque serĂŁo elas que dirĂŁo se vocĂȘ estĂĄ direcionando o seu foco para as pessoas certas, da forma certa e no lugar certo. Ă um ponto vital, jĂĄ que serĂĄ sob essas informaçÔes que vocĂȘ vai tomar as prĂłximas decisĂ”es.
Por isso, nĂŁo economizem em plataformas se elas te mostrarem exatamente o que vocĂȘ precisa saber. AtĂ© vou falar, no Ășltimo texto, como usamos o hubspot por aqui.
Desculpem o textĂŁo, mas achei super necessĂĄrio compartilhar com vocĂȘs esses aprendizados reais que tivemos - e ainda temos - por aqui. Nos vemos na prĂłxima semana!
Um abraço!
Tito GusmĂŁo
CEO
Warren Brasil
âfev 16, 2021 8:21 PM
gostei bastante das dicas @WarrenBrasil
âfev 16, 2021 2:12 PM
Obrigado pelos conselhos @WarrenBrasil đ
| |||||||||||
| |||||||||||
|
âfev 9, 2021 7:46 PM
Obrigada por compartilhar esse conhecimento conosco, gostaria de marcar alguns de nossos novos usuĂĄrios aqui , @GuilhermeCoelho , @HMeneses , @ajunges , @feliperabello , @EvertonSilva , @SAmado @ABarbosa @RLIMADOSREIS , @Madcowe @AmandaCosta @OFerreira , @5408929 @TebniCorretora @MReisdaSilva @danielbrozoza @LVisciani @Dheymerson @JSouza @KAERCHER @NiltonBarbosa sejam bem vindos a Comunidade HubSpot em portuguĂȘs, gostaria de compartilhar com vocĂȘs esse novo post sobre o que fazer para uma startup dar certo.
Obrigada,
Pam
![]() | VocĂȘ sabia que a Comunidade estĂĄ disponĂvel em outros idiomas? Participe de conversas regionais, alterando suas configuraçÔes de idioma ! Did you know that the Community is available in other languages? Join regional conversations by changing your language settings ! |
âfev 10, 2021 8:17 AM
ooooh, interesting