Startups

MonicaBr
Participante

Dicas de relatórios para startups?

Alguma dica de relatórios ou filtros usados que podemos contabilizar melhor nosso crescimento?

Quais são os relatórios mais usamos por vocês? E como vocês enviam para clientes que não são usuarios na nossa conta? Obrigada!!!

3 Respostas 3
alexcoelho
Colaborador(a)

Dicas de relatórios para startups?

Salve pessoal!

 

É até difícil de responder, pois são várias coisas que dá para fazer, mas a nossa abordagem foi usar um dashboard para marketing, um para vendas e um para customer success (usamos os três módulos da HubSpot).

 

No Dashboard de Marketing, por exemplo, acompanhamos os acessos ao site por canal de aquisição e também o DAU e MAU para medir o nível de engajamento dos usuário no aplicativo (app.trugghub.com). Como somos um marketplace de fretes, controlamos a aquisição de dois perfis separadamente, os embacadores e os transportadores. 

E claro, controlamos o desempenho das campanhas de e-mail, o volume de leads gerados e a conversão de leads qualificados pelo marketing.

 

Já o Dashboard de Vendas é um que não conseguimos explorar também bem, pois o nosso funil de vendas é um pouco atípico... primeiro porque temos dois funis de vendas, o de embarcadores e o de transportadores, e também contolamos a esteira de outbound em dois funis de qualificação... mas as métricas são bem distintas e baseadas em volume de fretes transacionados, então é difícil para nós usar os relatórios do HubSpot para isso. Neste caso também usamos o PowerBI para complementar.

 

E o dahboard de CS, esse é totalmente HubSpot. Coletamos o NPS e o CES pelo HubSpot e agora estamos implementando o CSAT. Também controlamos o SLA de atendimento, tempo de resposta, o volume de chamados de atendimento e controlamos a qualidade da base de conhecimento.

 

@MonicaBr sei que é muita coisa e as vezes sopa de letrinhas, mas se algum destes relatórios que mencionei acima for especilamente útil para você, podemos conversar especificamente sobre ele, ok?

 

A ideia é ajudar! 

 

E tenho achado a comunicade aqui muito colaborativa. Já resolvi várias dúvidas com a comunidade e com o suporte técnico da HubSpot. A galera é sempre muito prestativa.

 

Abraço galera!!!

 

Brenner
Conselheiro(a) de destaque

Dicas de relatórios para startups?

Olá @MonicaBr !!

 

Muito legal essa pergunta, tenho certeza que vou tirar várias ideias daqui quando mais pessoas contribuírem! 

 

Vamos lá: 

 

Os relatórios gerenciais, usamos no Power BI e deixamos na Hub, os relatórios mais focados no Marketing e vendas: 

 

>> Usamos pipeline para gerenciar nossas vendas, e acho esse relatório muito bom, porque temos uma visão ampla de valores parados, gargalos, oportunidades e etc. Vale a pena configurar se você também gostaria de ter uma visão assim (é super fácil fazer isso)

 

>> Outro relatório que fazemos aqui é relacionado a nossa base (como estamos no começo também, a gerência gosta de ver o crescimento da nossa base e aproveitamos isso para entender mais coisas), então: 

  >> Crescimento da lista mês a mês e cumulativo (dois relatórios diferentes)

  >> Fonte de contatos para saber quais canais mais trazem tráfego

  >> Tipo de dispositivos

 

>> Quando estávamos com o pessoal de inside sales (meio que pivotamos agora hahah), configuramos também alguns indicadores de performance em vendas: 

  >> Atividades dos vendedores

  >> Tarefas concluídas (eu gosto de atribuir tarefas em certas automações) e isso dá uma ideia de produtividade legal

 

>> E no começo usamos também o Funil de vendas, infelizmente, não consegui usá-lo muito bem por conta de uma integração que não funcinoava e dava furo. 

 

Sempre tentamos apresentar os relatórios no mesmo local, mas como algumas coisas estão na Hub e outra no Power BI, eu fiz um pequeno treinamento e deixei alguns documentos interno para ajudar as pessoas a mexerem nessa parte da Hub. 

E na hora de apresentar, abria o dash mesmo, hoje temos a opção de colocar tela cheia e ajuda muito. 

 

Se você tiver que mostrar relatórios da Hub para pessoas de fora do marketing e tiver receio de colocá-las lá dentro, por medo de desconfigurar algo, você pode incluir eles com funções ou restringir acessos. 

 

Caso tenha dúvida em como fazer isso ou configurar algum relatório, estamos aqui para ajudá-la! 

 

Abraço 



Brenner Natal



HubSpot Consultant | Inbound Marketer



--------------------------------------------------


Se a minha resposta te ajudou, por gentileza, clique no botão: " Aceitar como solução ".
Ainda com dúvidas? Responda a minha postagem para que possamos continuar te ajudando!
Obrigado por postar na comunidade da HubSpot! .



PamCotton
Gerente da Comunidade
Gerente da Comunidade

Dicas de relatórios para startups?

Oi Monica,

Otimo jeito de começar uma conversa por aqui!

 

Vou marcar tambem alguns de nossos usuários que possam lhe ajudar mais sobre.

 

@Brenner@alexcoelho , @FelipeCouto11, vocês poderiam compartilhar suas experiências em relatórios?

 

Att,

 

Pam

Você sabia que a Comunidade está disponível em outros idiomas?
Participe de conversas regionais, alterando suas configurações de idioma !


Did you know that the Community is available in other languages?
Join regional conversations by changing your language settings !