Relatórios e análise

Brenner
Conselheiro(a) de destaque

Configuração do Google Tag Manager + case de uso de múltiplos GTMs na sua conta

Olá Comunidade! Tudo bem com vocês??

 

Acredito que a minha situação possa ser similar com a de muitos usuários da HubSpot: precisar mexer com tags e códigos sem entender muito disso. Pois bem, desde que comecei a trabalhar com a Hub, precisei me virar com isso, seja sozinho ou com a ajuda do suporte. 

 

Então, se você está com o seu site inteiro na Hub, ou precisa colocar o GTM em uma LP, esse aritgo poderá te ajudar.  

Mas, na prática, é bom você saber de mais algumas coisas: 

 

1. Como instalar o código com algumas considerações que aprendi na prática

2. Como verificar se ele está funcionando

3. O que aconteceu comigo: Precisa de DOIS GTMs dentro do MESMO domínio. 

 

* Depois de pegar o seu código lá no Google Tag Manager: 

 >> O caminho para inserir a tag nas páginas da Hub está descrito também no artigo: Configurações - Site - Páginas. Essa é a página que você encontrará: 

inserir gtm - 1.png

 

Importante: Se você tem mais de um domínio cadastrado na HubSpot para a sua empresa (minhaempresa.com.br e lojavirtual.com.br) e quiser que o GTM apareça APENAS em um deles, vai precisar mudar aqui: 

 

gtm hubspot- 2.png

 

 

Do contrário, o GTM vai aparecer em todas as páginas do seu site, mesmo que seja de domínio diferente.   

 

Depois, com o código do GTM copiado, você vai colar ele nessa tela azul escura: 

inserir gtm - 3.png

 

Assim, no artigo da Hub, ele pede para colocar o código do Cabeçalho e do Rodapé (você encontra isso facilmente lá no Google Tag Manager esses dois códigos), porém, nós usamos apenas o código do Cabeçalho. Para ter certeza que isso não poderá atrapalhar o seu relatório, tente confirmar com alguém da área se você pode deixar apenas o cabeçalho também. 

 

Feito essa alteração, você precisará saber se ele está funcionando corretamente no seu site. Então vamos lá: 

 

> Entre no seu site;

> Na home, clique com o botão direito do mouse e vá em inspecionar

> Vai abrir a janela ao lado e você vai em: network

inserir gtrm 4.png

 

> Coloque no filtro a palavra: gtm

 

inserir gtm 5.png

> Dê um reload na página

> Verifique se vai aparecer o seu GTM nela: 

inserir gtm 6.png

O código que mostra após o "GTM-" tem que bater com o seu. E ele tem que estar com o número 200 ao lado, significa que está tudo certo. 

 

 

No meu caso:

Em uma reunião estratégica com a nossa agência, foi acordado que era preciso ter dois GTMs diferentes no mesmo domínio (um para o nosso site e outro para as nossas Landing Pages).

Como a Landing Page estava hospedada no mesmo domínio que o site, quando eu entrava na Ferramenta de Landing Page lá no marketing, e inseria o GTM delas, o site carregava dois diferentes. E isso não podia acontecer. 

 

Então, procurei muuitos artigos e até entrei em contato com o Suporte da Hub (que sempre nos ajuda!!). 

 

Descobri que não é possível, por dentro da HubSpot, indicar no mesmo domínio, qual GTM carregava em determinado lugar (ex.: GTM-1A precisa ser carregado APENAS no site e o GTM-2B precisa ser carregado APENAS nas Landing Pages e não junto com o GTM-1A, já que por ordem de aplicação a LP  vem depois). 

 

Então, conversando novamente com o time da agência, descobri uma solução que não é a ideal para isso, veja só: 

 

1. Solução não ideal: Inserir uma fórmula junto com o código do GTM que faz uma função parecida com a "IF" no excel. Isso não é o ideal por quê: toda vez que eu criar uma página, digamos que seja mais uma de LP e queira que apenas o GTM-2B seja carregado nela, precisarei alterar esse código também. 

2. Solução ideal: Criar um novo domínio para as LPs para que o GTM seja carregado somente nelas, sem precisar colocar fórmulas na página. 

 

Bom galera, espero que um dia esse artigo possa ajudar a quem estiver com dificuldades de inserir Tags do GTM em suas páginas da HubSpot. 

 

Se o seu caso for parecido com o meu e precisar de uma ajuda, não deixe de comentar abaixo e me chamar para eu tentar ajudá-lo(a) também, ok?

 

E se aconteceu algo com você, parecido com o meu, conta aqui também como você fez para superar isso! hahaha

 

Fiquem bem. 

Abraço.



Brenner Natal



HubSpot Consultant | Inbound Marketer



--------------------------------------------------


Se a minha resposta te ajudou, por gentileza, clique no botão: " Aceitar como solução ".
Ainda com dúvidas? Responda a minha postagem para que possamos continuar te ajudando!
Obrigado por postar na comunidade da HubSpot! .



1 Resposta 1
PamCotton
Gerente da Comunidade
Gerente da Comunidade

Configuração do Google Tag Manager + case de uso de múltiplos GTMs na sua conta

Olá @Brenner !

 

Mutio obrigada por compartilhar esse tutorial conosco!

 

Sejam bem vindosa nossa Comunidade,

 @fabt , @leodmoliveira , @marcos-arante , @lucascimino , @abiliocoelho , @Joao , @EmilyManoel , @samaraenotas , gostaria de compartilhar esse post de um dos nossos top experts !

 

 

Obrigada!

Pam

 

 

Você sabia que a Comunidade está disponível em outros idiomas?
Participe de conversas regionais, alterando suas configurações de idioma !


Did you know that the Community is available in other languages?
Join regional conversations by changing your language settings !