Que troca de experiencias, rica. Obrigada pela oportunidade!
Aqui na Lincros, instalamos recentemente o processo de SDRs dendo do HS,e ainda temos muitos pontos de melhoria.
Inicialmente o time trabalhava em empresas e quando a conta virava uma reunião, o negócio era criado e incluido na pipeline do executivo.
Porém hoje, trabalhamos em negócios: Iniciando pelo marketing, quando a conta é qualificada o negócio é criado para o funil dos SDrs e vai avançando até a etapa dos executivos.
Nós utilizamos a mesma pipeline para Sdr e vendas, e dividimos as pipelines entre o tamanho das empresas a serem trabalhadas (enterprise, middle e low)
Utilizamos a etapa de reunião como transitória, e após a reunião acontecer a conta é movida para a primeira etapa dos executivos. Ao mover a conta, automaticamente a conta é marcada como OPS.
Ainda temos muitos pontos pra melhorar, principalmente na questão de relatório, analises, e conversões no funil.
@caiodonald@Brenner Essa é a beleza de usar o HubSpot, poder trabalhar de diferentes formas. E, cada empresa tem KPIs que diferentes que perseguem. No final das contas, o que importa é achar uma configuração que ajude a aumentar a receita 💰 e uma forma de mensurar para um acompanhamento semanal.
Eu sempre gosto de pensar na continuidade, se troca de responsável de HubSpot na empresa, a nova pessoa conseguir dar andamento. Documentar é importante, mas nem sempre a pessoa que chega consegue ter acesso a documentação (ou até tempo de ler, já chega pra apagar incendio). Eu particularmente prefiro sempre que possível trabalhar no "padrão", que é como a HubSpot pensa, e isso ajuda quando precisa de ajuda externa (até mesmo da própria HubSpot). Mas essa é só a minha opinião, não quer dizer que as outras formas de trabalhar estejam errada.
Essa versatilidade da HubSpot entre padrão e personalizado torna essa plataforma, uma das melhores do mundo!
E essa troca de experiências aqui na Comunidade é muito importante para tirar novos insights e ajustar algumas coisas,
Com certeza, vamos usar aquela função que você mostrou pra gente, do Whats. E vamos ver se criando dois Pipelines, como o @caiodonald falou, tornam as coisas mais fáceis para o sales team.
Se a minha resposta te ajudou, por gentileza, clique no botão: " Aceitar como solução ". Ainda com dúvidas? Responda a minha postagem para que possamos continuar te ajudando! Obrigado por postar na comunidade da HubSpot! .
Eu também prefiro trabalhar com dois funis de marketing, justamente para ver onde estão os nossos maiores Gaps.
Eu acho melhor essa visão.
Só que a diferença é que eu coloco tudo no mesmo pipe, ai na etapa onde o ciclo de vida do lead mudaria para "opp em SDR" eu mantenho como SQL e indico internamente nos docs que ali é como se fosse um opp.
Se a minha resposta te ajudou, por gentileza, clique no botão: " Aceitar como solução ". Ainda com dúvidas? Responda a minha postagem para que possamos continuar te ajudando! Obrigado por postar na comunidade da HubSpot! .
Prefiro a opção "SDRs em contatos, e ao qualificar transforma-se em negócios" porque geralmente as empresas que criam 2 pipelines, matem a mesma oportunidade como ganha no pipeline de "SDR" e abre uma segunda oportunidade (que seria a mesma) no pipeline de vendas. Daí os relatórios padrões considerarão mais oportunidades do que realmente existem de fato (eu sei que dá para customizar os relatórios, mas não é algo que os profissionais que forem tocar o barco lembrarão de ajustar 😉).
Boa @angelopublio , pessoalmente eu sempre acabei entendendo que era uma "troca" trabalhar SDRs em negócios. O relatório que mais vejo impacto é o de Campanhas de marketing, que mostra quantidade de negócios fechados foram influenciados, mas em contrapartida ficava muito mais fácil fazendo conversão por etapa num funil de SDR e entender onde era a maior queda.