Um CRM limpo e organizado é fundamental para a parte operacional de qualquer empresa. Eu gosto de reservar um tempo para checar a saúde do meu CRM uma vez por mês. Isso acaba sendo um processo relativamente rápido já que eu não espero o CRM ficar muito desorganizado para então limpar.
Alguns itens que eu considero fundamentais para esse processo:
Mesclar contatos e empresas duplicados
Identificar contatos sem proprietário
Identificar e deletar qualquer coisa criada para testes (ex: alguém criou um formulário para testar algo e este formulário não vai ser usado para nada)
Identificar novos contatos que podem estar marcados com o ciclo de vida errado e atualizar
Deletar contatos descadastrados ou bounces
Identificar contatos e negócios sem atividade há mais de 60 dias
No meu caso não tenho contatos sem email, mas se for seu, vale identificar esses contatos também
Adoraria saber o que vocês fazem para manter o CRM limpo e organizado com dados confiáveis! 🙂
Bom dia e bora pra mais uma semana de muitos jobs!! 😄
Temos o costume de fazer a limpeza semanalmente, algum dia da semana paramos e deixamos o CRM bem organizado, de um jeito que seja funcional para marketing e sales trabalharem juntos!
Vou confessar que não faço essa limpeza no meu CRM mensalmente @MarianaG hahahaha.
Maaaas, pelo menos, eu deixo algumas automações rodando durante esse tempo para separar contatos que não estão muito engajados com a gente. E quando eu vejo que o nosso limite de contatos está indo longe, eu aproveito e tiro essa galera.
Com relação a formulários, LPs e etc, eu fico de olho na galera que abre essas coisas para teste, geralmente sou eu que faço isso, mas quando temos ajuda de alguma agência ou de um Dev, eu fico só observando 👀. Sempre passo algumas instruções de como classificamos e como é o processo e asssim fica mais tranquilo de mexer.
Eu costumo fazer uma senhora limpeza no final do ano, quando não se tem muito o que fazer hahaha
Se a minha resposta te ajudou, por gentileza, clique no botão: " Aceitar como solução ". Ainda com dúvidas? Responda a minha postagem para que possamos continuar te ajudando! Obrigado por postar na comunidade da HubSpot! .