Grupos de estudo

PamCotton
Gerente da Comunidade
Gerente da Comunidade

Qual é um exemplo de persona do comprador com a jornada do comprador correspondente?

As personas do comprador são fundamentais para a criação de uma empresa inbound de sucesso. Cada buyer persona tem sua própria jornada para tomar uma decisão bem informada (ou seja, a jornada do comprador).

A jornada do comprador é composta de três etapas:

- Fase de Conscientização: O comprador fica sabendo que tem um problema.

- Fase de consideração: o comprador define seu problema e considera as opções para resolvê-lo.

- Etapa de decisão: o comprador avalia e decide sobre o fornecedor certo para administrar a solução.

Cite uma marca da qual você é uma buyer persona. Como é sua jornada para fazer negócios com eles?

Você sabia que a Comunidade está disponível em outros idiomas?
Participe de conversas regionais, alterando suas configurações de idioma !

Did you know that the Community is available in other languages?
Join regional conversations by changing your language settings !

153 Respostas 153
RValgy
Participante

Qual é um exemplo de persona do comprador com a jornada do comprador correspondente?

Hello everyone!

Based on my last exercise which was creating a persona, I'm going work with her pretending I'm a IT e-learning certification platform.

- Fase de Consciencialização -> She discover she needed more IT customers support courses and updates to return to that area and be able to apply for a remote job.

(Matching with the flywheel 1st stage, the marketing team can work on this, creating content to show her that is never to late to learn, and that more women did that...basically, something that she can relate with, trying to create already some sort of bond and trying to show empathy and emotion through their messages, something that could be different from other platforms marketing campains, like an offer for example)

- Fase de Consideração -> At this moment she is thinking and trying to check on reddit and Google which Platform is more reliable. Because our as got a really good UX, we are confortable, and our feedback rate on the internet is 5. Besides the fact of finding a few feedback from women is here situation that did the course and manage to get a remote job with a very good salary range. ( All this aspects are part of the engagement stage)

- Fase de Consideração -> This is when the client takes here decision. After passing the 2 stages of the flywheel, she finally takes action and goes for our online course to get certification. 

Her decision was made with research, but also in an emotional way because she felt touch by the marketing empathy message and the feedback of other women in here situation gave here more strength to continue.

0 Avaliação positiva
RValgy
Participante

Sorry, there are some spelling mistake:

- Fase de Consciencialização should be Fase de Conscientização 

- And in the last stage is Etapa de Decisão and not Fase de Consideração.

Regards

0 Avaliação positiva
MilaC
Membro

Sou uma buyer persona de tênis da Nike, Fila e Adidas.
Na fase de conscientização, percebo um desconforto nos pés a depender da modalidade de esporte que pratico. Esse desconforto pode ser causado por falta de suporte, amortecimento inadequado ou outros fatores. Começo a perceber que o tipo de tênis utilizado influencia diretamente no meu conforto durante a prática esportiva. O objetivo aqui é encontrar um modelo que minimize as dores nos pés. 

Na fase de consideração, começo a  investigar os diferentes tipos de tênis das marcas Nike, Fila e Adidas, com foco nas características que podem ajudar a resolver o problema do desconforto. Por exemplo:

• Amortecimento adequado.
  • Suporte para o tipo de pé e atividade.
  • Materiais que garantem conforto.

Além da pesquisa de tipos e características, começo a buscar resenhas e comparações sobre os modelos de tênis que mais me interessam. Isso inclui vídeos no YouTube e avaliações de consumidores em sites de venda. Eu avalio:

• O desempenho do tênis em atividades similares às minhas.
  • O feedback de outros consumidores sobre o conforto e durabilidade.

Na fase de decisão,  já tenho uma ideia dos modelos que funcionam para mim e começo a pesquisar os preços de cada um. Visito diferentes plataformas de venda e comparo valores. O preço é um fator importante. Portanto, avalio a o quanto estou disposta a pagar por um tênis que oferece o que procuro. Com todas as informações em mãos, escolho o modelo que melhor atende às minhas necessidades de conforto, performance e preço. Nesse momento, a compra é finalizada.

0 Avaliação positiva
ndepes
Membro

Sansung.

Depois de testar diferentes telefones, o sansung galaxy foi o que me trouxe mais satisfação, em relação custo e qualidade, assim hoje acredito que voltarei a optar pela marca no meu proximo telefone. 

0 Avaliação positiva
barrosl7
Membro

Fase de Conscientização: Eu vejo um anúncio da B W A - MULTIMARCAS 

Fase de Consideração: vou para a pagina de vendas

Etapa de decisão: Decido comprar os Produtos

0 Avaliação positiva
VSuplementos
Membro

Academia: Todos temos que cuidar da saúde para envelhecer bem e forte.

definida a academia que mas me adpato ( preço, qualidade, ambiente e etc.) Começo a treinar.

0 Avaliação positiva
ASilva916
Membro

Precisava de imagens de alta resolução para meus projetos e procurava no google por imagens gratis, entre as plataformas de bancos de imagem a que mais gostei foi a freepik pela variedade e experiência ui/ux design da plataforma. Sempre entrava para pegar imagens gratuitas mas a freepik modificou o site, agragou valor ao serviço com serviços complementares úteis para meu trabalho e acabei assinando o serviço.

0 Avaliação positiva
AlexVocêG
Participante

Minha jornada de compras foi com uma empresa chamada SuaConta Gestão de contas a pagar. Eu percebi como gestor de contas que tinha um problema em obter o organizar minhas faturas, boletos e guias e organizar esses compromissos dentro do "relogio" do meu contas a pagar. Atraves de conteudos sobre contas a pagar percebi que os meus problemas eram de muitas outras pessoas e por meio do material educativo vi que meus problemas eram ainda piores. Na fase de decisão vi que realmente precisavamos daquela solução de automatização de contas a pagar para obter organizar minhas faturas e contas em tempo, não pagar juros, não pagar em duplicidade e não pagar boletos/contas/faturas/guias de recolhimento que não são minhas. Afinal, além do compromisso de datas do contas a pagar estamos sujeitos a golpes de compromissos que não são nossos e essa empresa me ajudou. 

0 Avaliação positiva
Rodrigodosanjos
Membro

Eles podem ir em um site, chat, whatsapp, e-mail ou voz... para ser atendido e assim conseguimos dar continuidade ao atendimento.

0 Avaliação positiva
DAlvarenga9
Membro

Suponhamos que fazemos vendas online em uma plataforma! Uma buyer persona geralmente inicia o seu contato em busca de uma solução, portanto ela pesquisa, (por isso a importância da buyer persona no desenvolvimento das campanhas, precisamos entender como essa persona pesquisa pelos nossos serviços), essa persona chega até a gente com uma dor X e precisamos solucionar essa questão, nesse ponto ela entra em nosso funil na parte superior e no processo de atração do flywheel, agora cabe a nós usar da persuasão para convencer ela à comprar conosco e aqui entra multiplas situações, num cenário muito bom ela vai comprar conosco sem sequer questionar, pois ela precisa resolver o problema de pronto e imediato, no segundo cenário ela vai por o item dentro do carrinho de compras, mas não vai finalizar, (aqui podemos usar promoções, cupons ou descontos e também tentar entender o motivo que está levando ela a não finalzar), se ela fechar a compra ok, temos sucesso, do contrário podemos usar a estratégia de e mail marketing ofertando condições especiais para pagamento e educando mais o nosso cliente sobre nosso produto gerando um gatilho de necessidade nele.

Então normalmente o processo é resumidamente esse: Atraímos o cliente, Encantamos ele com diversos conteúdos que mostram a importância daquele item, e o cliente realiza a compra conosco.

No nosso caso de exemplo pontualmente, a partir do momento que ele fecha, os times de atendimento entram em contato com ele, informando dados de rastreio, envio e trazendo para ele todas as informações necessárias até que esse item chegue até ele, após fechado o ciclo completo, devemos pedir sempre a avaliação do atendimento, entrega e da plataforma como um contexto geral, para poder alimentar ainda mais nossas buyer personas, (e para fazer a mannutenção desse lead também que ninguém aqui é bobo).

0 Avaliação positiva
ECannalonga
Membro

Sou uma buyer persona da marca LIVE!. Começo a jornada pesquisando produtos no site ou indo até a loja fisica, sempre opto olhar a indicação das blogueiras que acompanho, adiciono ao carrinho, e finalizo a minha compra com apenas um clique, aproveitando a entrega rápida ou até mesmo a retirada presencial.

0 Avaliação positiva
EAissa8
Membro

Sou buyer persona da Growth Suplementos.

Inicio a jornada pesquisando sobre suplementos e a Growth começa a me impactar via redes sociais, mostrando diferentes produtos e ofertas.

0 Avaliação positiva
WdaConceiçãoS
Membro

Persona: Maria Empreendedora

Fase de conhecimento: Maria quer se comunicar melhor com seu público, mas tem dificuldade em criar conteúdo atrativo, além de não saber como criar a arte para essas postagens.

Fase de consideração: Maria entende que pode se dedicar a aprender essas técnicas ou pode contratar um profissional que a ajudará nesse departamento, enquanto ela continua produzindo dentro daquilo que ela já conhece.

Fase da decisão: analisando alguns profissionais, Maria decide buscar apoio de uma social media e designer gráfico focada em empreendedoras que não demandam de tempo para aprender essas técnicas.

Convlusão: Maria contrata o Right Panel para apoiá-la com o digital e descobre que, além disso, ela também terá uma profissional para cuidar das criações de arte dos seus materiais de divulgação, campanhas e das embalagens daqueles produtos que ela oferece aos seus clientes. É, Maria fez um ótimo negócio! 💛🖤

0 Avaliação positiva
mpaes
Membro

- Fase de Conscientização: 
Maria tem um bar super legal e convidativo que fica localizado em uma região mais escondida, o que faz com que poucas pessoas  tenham conhecimento da existência dele.

- Fase de consideração: Maria percebe que precisa divulgar seu bar. Pesquisando, ela entende que divulgar nas redes sociais pode ser uma boa opção. Ela sabe que vídeos são uma forma que chama bastante atenção do seu público e começa a ir atrás de alguém para produzir seus vídeos.

- Etapa de decisão: Maria decide por contratar uma empresa de social media que produzirá seus vídeos, além de organizar os conteúdos para que ela poste em suas redes sociais.

0 Avaliação positiva
MMasson
Membro

Reconhecimento da Necessidade

• Situação: Estou usando um iPhone de três anos atrás. Ele funciona bem, mas percebo que a câmera não está mais atendendo minhas expectativas, especialmente para capturar momentos importantes durante viagens e eventos.
  • Gatilho: Vejo notícias e posts nas redes sociais sobre o lançamento do novo iPhone, destacando melhorias na câmera e novas funcionalidades.

2. Consideração

• Pesquisa Inicial: Começo a pesquisar online sobre o novo iPhone. Acesso o site oficial da Apple para ver especificações, novidades e comparações com modelos anteriores.
  • Conteúdo Consumido: Assisto a vídeos de unboxing e reviews no YouTube. Leio artigos em blogs de tecnologia e participo de fóruns para ver a opinião de outros usuários.
  • Comparação: Comparo o novo iPhone com outros smartphones de marcas concorrentes, focando principalmente na qualidade da câmera, desempenho e funcionalidades que podem melhorar minha produtividade.

3. Decisão de Compra

• Avaliação de Opções: Depois de avaliar as opções, decido que o novo iPhone é a melhor escolha para mim. Ele oferece melhorias significativas na câmera e recursos que irão otimizar meu trabalho no dia a dia.
  • Configuração e Personalização: No site da Apple, escolho o modelo, a cor e a capacidade de armazenamento que mais me agrada. A ferramenta de comparação do site me ajuda a tomar essa decisão.
  • Métodos de Pagamento: Verifico as opções de pagamento e decido optar pelo parcelamento no cartão de crédito, aproveitando uma promoção de juros zero.

4. Compra

• Plataforma de Compra: Opto por comprar diretamente no site da Apple para garantir que estou adquirindo um produto original e para aproveitar o serviço de entrega rápida.
  • Experiência de Compra: O processo de compra no site é intuitivo e rápido. Recebo uma confirmação por e-mail imediatamente após finalizar a compra.

5. Experiência Pós-Compra

• Entrega: Acompanho o status da entrega pelo site da Apple. O produto chega no prazo prometido, bem embalado e protegido.
  • Primeiras Impressões: Abro a caixa e fico impressionado com o design e a qualidade do novo iPhone. A configuração inicial é simples e rápida.
  • Uso e Satisfação: Começo a usar o novo iPhone e noto imediatamente a diferença na qualidade das fotos e no desempenho geral. Estou muito satisfeito com a compra e compartilho minha experiência positiva nas redes sociais e com amigos.

6. Fidelização

• Suporte e Comunidade: A Apple oferece um ótimo suporte ao cliente. Além disso, a participação em fóruns e comunidades de usuários da Apple me mantém informado sobre novidades e dicas de uso.
  • Recompra e Indicações: A experiência positiva me faz considerar a Apple para futuras compras de tecnologia e recomendo a marca para amigos e familiares.
0 Avaliação positiva
Dornelles99
Membro

Sou uma buyer persona da marca Adidas. Começo a jornada pesquisando produtos no site, leio avaliações, comparo os preços, adiciono ao carrinho, e finalizo a minha compra com apenas um clique, aproveitando a entrega rápida e as recomendações personalizadas.

I am a buyer persona for the brand Adidas. I start my journey by researching products on the website, reading reviews, comparing prices, adding items to the cart, and completing my purchase with just one click, taking advantage of fast delivery and personalized recommendations.

0 Avaliação positiva
LSilveiraJr
Membro

José tem uma loja online de relógios, só que sente um pouco da sua dificuldade por vim seus produtos fora do país, a fase de consideracao

0 Avaliação positiva
AP21
Membro

consideração

0 Avaliação positiva
albuquemkt
Membro

Ana é dona de uma loja de roupas e quer começar a vender online, mas não sabe por onde começar, ela está na fase de conscientização 

0 Avaliação positiva
vitorhugo
Membro

julia é dona de uma lanchonete de fabricação propria, gostari de atuar online, a um tempo ela está pensando em abrir uma loja online para aumentar a rentabilidade. julia está encontrando dificuldades em achar os modelos de site  ideias para sua loja, se você tem experiencia em criação de sites, poderá ajudar a julianessa missão da melhor forma.