Qual é um exemplo de persona do comprador com a jornada do comprador correspondente?

PamCotton
Alunos da HubSpot
Alunos da HubSpot

As personas do comprador são fundamentais para a criação de uma empresa inbound de sucesso. Cada buyer persona tem sua própria jornada para tomar uma decisão bem informada (ou seja, a jornada do comprador).

A jornada do comprador é composta de três etapas:

- Fase de Conscientização: O comprador fica sabendo que tem um problema.

- Fase de consideração: o comprador define seu problema e considera as opções para resolvê-lo.

- Etapa de decisão: o comprador avalia e decide sobre o fornecedor certo para administrar a solução.

Cite uma marca da qual você é uma buyer persona. Como é sua jornada para fazer negócios com eles?

179 Respostas 179
FloripesBJunior
Membro

Conscientização:Tudo começou de forma casual. Estava com uma vontade imensa de tomar açaí quando, por iniciativa da minha esposa, experimentei um produto da **Soul Gelato** — uma marca que, até então, eu não conhecia.

Consideração:Logo no primeiro gole, fiquei surpreso com a qualidade. A textura cremosa, o equilíbrio dos sabores e a riqueza dos ingredientes — especialmente a concentração de leite em pó e leite condensado — me fizeram prestar atenção nos detalhes. Comecei a pesquisar mais sobre a marca, entender sua proposta e avaliar o que a diferenciava dos concorrentes.

Decisão:A experiência foi tão positiva que me tornei não só um consumidor fiel, mas **um verdadeiro embaixador da Soul Gelato**. Hoje, recomendo a marca com entusiasmo a amigos, familiares e colegas — porque, para mim, ela entrega muito mais que um doce: entrega sabor, cuidado e consistência.

0 Avaliação positiva
LantunesP
Membro

Exemplo de Jornada do Comprador (Buyer’s Journey)

Persona: Maria, a Cuidadora da Família

1. Etapa de Consciência (Awareness)

Situação:
Maria percebe que o filho está com febre alta e tossindo há dias.

Ação:
Ela busca no Google informações sobre sintomas e hospitais próximos com atendimento pediátrico.

O que ela procura:

• Conteúdo confiável
  • Orientações básicas
  • Opções de atendimento
  1. Etapa de Consideração (Consideration)

Situação:
Maria já sabe que precisa levar o filho ao médico, mas quer decidir onde.

Ação:
Ela compara hospitais da região:

• Tempo de espera
  • Reputação
  • Avaliações online
  • Conveniência e proximidade
  • Cobertura pelo plano de saúde

O que influencia:

• Site claro
  • Informações sobre especialidades
  • Indicações de amigos
  • Publicações educativas
  1. Etapa de Decisão (Decision)

Situação:
Maria escolhe o hospital que parece mais confiável e preparado.

Ação:
Ela decide levar o filho ao hospital que:

• Tem boa reputação
  • Mostra informações transparentes sobre atendimento
  • Oferece agendamento online e tempo de espera atualizado
  • Recebeu avaliações positivas de outros pais

Resultado:
Maria chega ao hospital, recebe bom atendimento e se torna promotora da instituição.

Resumo da Jornada:

Consciência → Consideração → Decisão → Experiência positiva → Fidelização

ClaudeBk
Membro

Exemplo: Jornada do Comprador – João, o Empreendedor Moçambicano

Persona: João, 35 anos, dono de PME, quer expandir o seu negócio.

1️⃣ Conscientização (Awareness)

Situação: João percebe que precisa de crédito para investir na expansão, mas não sabe qual banco oferece melhores condições.

Ação do BCI: Publicar conteúdos educativos sobre tipos de crédito, taxas e gestão financeira em redes sociais e blog.

2️⃣ Consideração (Consideration)

Situação: João compara bancos, analisa prós e contras, procura feedback de outros empresários.

Ação do BCI: Oferecer webinars, cases de sucesso de PME, calculadoras digitais de crédito e landing pages personalizadas.

3️⃣ Decisão (Decision)

Situação: João decide qual banco vai escolher para solicitar crédito.

Ação do BCI: Disponibilizar atendimento digital rápido, chat com consultor, proposta de crédito clara e simplificada, processo 100% online se possível.

4️⃣ Pós-compra / Fidelização

Situação: João já recebeu o crédito e quer acompanhamento sobre pagamentos e oportunidades de reinvestimento.

Ação do BCI: Enviar newsletters personalizadas, oferecer produtos complementares, check-ins periódicos via app ou SMS.

💡 Insight: Cada etapa da jornada é uma oportunidade de engajar e agregar valor, não apenas vender.
No fundo, o BCI não vende crédito, constrói confiança e soluções que resolvem problemas reais do cliente.

RonaldThadeus
Membro

Marca: Unisuam
Persona: Lorena, 28 anos, busca qualificação profissional e flexibilidade nos estudos.

Jornada do comprador:

Conscientização: Lorena percebe que precisa melhorar sua qualificação para crescer na carreira.

Consideração: Pesquisa cursos, modalidades (presencial, EAD) e unidades da Unisuam que se encaixem em sua rotina e orçamento.

Decisão: Compara opções, analisa diferenciais, tira dúvidas com atendimento e escolhe o curso e modalidade que melhor atendem suas necessidades.

ArlenVas
Participante

Jornada do Comprador – João (pequena empresa em transição digital)

1. Conscientização (Awareness)

Situação: Vendas da loja física caindo, concorrentes aparecem no Google e redes sociais.

Dores:
“Meus clientes novos vêm menos do boca a boca.”
“Não sei o que está acontecendo, só sei que estou perdendo espaço.”

Objetivo: Entender por que precisa do digital para continuar competitivo.

Conteúdos úteis:

Blog post: “Por que sua empresa precisa estar no digital para sobreviver”
Vídeo curto: “5 sinais de que é hora da sua empresa entrar no mundo online”
Checklist gratuito: “Como avaliar a presença digital da sua empresa”

2. Consideração (Consideration)

Situação: Já sabe que precisa digitalizar, mas confuso sobre onde começar (site, redes sociais, anúncios, CRM).

Dores:

“Tenho pouco tempo e dinheiro, como escolher a ferramenta certa?”
“Será que vou conseguir manter isso funcionando?”
Objetivo: Avaliar caminhos possíveis e entender o custo-benefício de cada um.

Conteúdos úteis:

E-book: “Guia prático: primeiros passos para pequenas empresas no digital”
Webinar/Workshop: “Como usar um CRM para atrair e organizar clientes”

Comparativo: “Redes sociais vs. site próprio vs. marketplace: o que faz mais sentido?”

3. Decisão (Decision)

Situação: Já considera contratar solução (CRM, agência, consultoria). Faz comparações entre fornecedores.

Dores:

“Preciso de algo confiável, fácil de usar e que caiba no bolso.”
“Não posso perder tempo com algo complicado.”
Objetivo: Escolher uma solução validada e acessível.

Conteúdos úteis:

Demonstração gratuita do CRM.

Case de sucesso: “Como a padaria X aumentou as vendas em 40% com marketing digital”
Oferta especial: “Implantação digital passo a passo para pequenas empresas”

Ligação com o Flywheel

Atrair: Conteúdo educativo (posts, vídeos, checklists).
Engajar: Materiais comparativos, webinars e guias práticos.
Encantar: Suporte próximo, prova social (cases), treinamentos simples e rápidos.

Assim, dá pra guiar o João desde o medo de perder clientes, até a confiança em uma solução digital acessível.

Ana564
Membro

• Conscientização: Maria percebe que há queda no engajamento da equipe e começa a pesquisar causas.

• Consideração: Ela identifica possíveis soluções como treinamentos, pesquisas de clima e plataformas de comunicação.

• Decisão: Maria escolhe contratar uma plataforma de engajamento de colaboradores que integra comunicação interna e feedback contínuo.

0 Avaliação positiva
mwisbiski
Membro

jornada do comprador 
- descoberta: onde Laura percebe que precisa investir em redes sociais pra buscar novos clientes

- consideração: pesquisa de custo e profissionais qualificados

- decisão: quando ela já analisou as opções e encontrou um profissional que vai poder ajudá-la

0 Avaliação positiva
GLuis
Membro

Marca: Mundo da imaginação 

Fase de Conscientização: Tenho a necessidade de fazer uma festa linda, só que sem muita cerimonia e que eu possa montar e desmontar na hora que eu quiser 

Fase de Consideração: As opções sõa pegue e monte ou comprar meus próprios materias 

Fase de Decisão: Com o mundo da imaginação eu posso ter a praticidade e confiança que os kits são todos com extremo cuidado, e tem varios temas e varias opções de kits que cabem no meu bolso e no tamnho da minha celebração

0 Avaliação positiva
WAlves7
Membro

Marca: Saúde da Gente
Minha jornada como buyer persona:
Fase de Conscientização: Percebi que, como pai solo, precisava garantir atendimento médico rápido e acessível para mim e meus filhos, sem depender de longas filas ou altos custos.
Fase de Consideração: Pesquisei opções: atendimento particular, planos de saúde tradicionais e planos acessíveis. Avaliei preços, cobertura e facilidade de incluir meus filhos no mesmo contrato.
Fase de Decisão: Escolhi o Saúde da Gente porque posso incluir minha família inteira por um valor justo, com telemedicina 24h, rede ampla de clínicas e sem burocracia de carência ou fidelidade.

0 Avaliação positiva
SmirandaS
Membro

Um cliente que é um depósito de construção começa vender produtos de acabamento mas precisa se posicionar neste nicho de mercado. A decisão por desenvolver uma comunicação dirigida para este segmento de vendas de materiais exigirá um benchmarketing ( etapa da consideração) para ampliar e investir numa comunicação dirigida para seu público alvo. ( etapa da decisão).

0 Avaliação positiva
PJesus4
Membro

Sou empresa, tennho dificuldade para concentrar dados do meus clientes em uma base ou até mesmo traçar conhecimento e objetivo para vendas. 

Neste momento essa dificuldade de concentrar dados, porém estou avaliando os passo a passo de algumas ferramentas.

Ok, avaliei a HUPSPOT, identifiquei suporte após compra da plataforma, cujo me encantou a disponilidade de atendimento ao cliente. 

0 Avaliação positiva
RIAbreu
Membro

Sou buyer persona da Raia Drogasil. Minha jornada começou na fase de conscientização, quando percebi sinais de baixa imunidade e estresse constantes. Na fase de consideração, busquei soluções mais naturais e personalizadas, avaliando conteúdos e opções de suplementação. Na decisão, escolhi a RD pela credibilidade da marca, variedade de produtos e experiência integrada entre app, site e loja física, além do atendimento consultivo que me passou segurança.

0 Avaliação positiva
JNobre8
Membro

quando quero cortar o cabelo, então eu pesquiso no instagram por diferentes cabeleleiros da minha região, por fim escolho o que cumpre com o tipo de especialidade de corte de cabelo que dejeso  

0 Avaliação positiva
RAgrointerati
Membro

a fase do comprador é a fase definitiva

0 Avaliação positiva
Mariaeduarda17
Membro

Quando preciso fazer algum procedimento de beleza, como unhas e cabelo, sei que devo procurar um salão, então pesquiso no google o melhor local que atenda exatamente o que quero, e por fim escolho um dentre as opções.

RAgrointerati
Membro

todas as fases sao importantes

0 Avaliação positiva
Daiane_al08885
Membro

Um bom exemplo é quando o cliente já não está satisfeito com seu produto e tá em busca de outro e avaliando as possibilidades 

0 Avaliação positiva
RAgrointerati
Membro

todas as fases que levam ao ato de comprar sao importantes

0 Avaliação positiva
FSartori77
Membro

Jornada do Comprador:

1. Fase de Conscientização
    Já tenho indicações e pessoas de confiança que fazem esse tipo de serviço

2. Fase de Consideração
    Entrega de qualidade do serviço com diferencial de preço, entrega rapida e boa relação.

3. Fase de Decisão
    Video-Chamada mostrando todos os pacotes disponiveis, por que nosso serviço é tão bom e de alta qualidade, portfolio, valores que cabem no bolso e uma parceria de sucesso prezando sempre um bom retorno para os dois lados.

0 Avaliação positiva
RAgrointerati
Membro

todos as jornadas ate a fase de decisao sao importantes

0 Avaliação positiva