A nutrição de leads é o processo de construção de relacionamentos com seus clientes em potencial com o objetivo de lucrar com seus negócios quando estiverem prontos.
Na prática, a nutrição de leads é um esforço de marketing focado em engajar seus leads e clientes de uma forma que os incentive a progredir em uma ação específica.
Pense na última interação que você teve com uma empresa online que o levou a uma decisão de compra.
Compartilhe essa experiência conosco nos comentários abaixo. ⬇️
Recentemente me matrículei em um pós gradução online e meu processo de decisão foi influênciado pelas estratégias de engajamento da empresa que foram: E-mail marketing, Disparos via whatsapp sobre o curso e sobre as condições facilitdas, anúncios sobre a instituição e a metodologia de ensino, além disso, a empresa disponibilizava diversos cursos gratuitos e o acesso a primeiro módulo também.
As frequentes propagandas segmentadas em minhas buscas anteriores, que levam ao objetivo final da jornada do comprador outros itens relevantes: como frete grátis, prova social...
Bianca, uma jovem universitária de 23 anos, tem problemas para dormir à noite e decide fazer a seguinte busca na Internet “como ter uma boa noite de sono”. Nos resultados para a pesquisa, ela clica em um texto chamado “5 dicas para dormir melhor”, do site da rede de academias Top Fitness. Ao terminar de ler esse texto, ela percebe que uma das causas do seu problema pode ser a falta de exercício físico e resolve baixar um e-book “Como a prática de exercícios pode ajudar a ter uma noite de sono melhor”, do próprio site. Nesse momento ela informou seus dados e se tornou um lead da academia Top Fitness. A equipe de marketing da academia percebe que Bianca se interessou pelos conteúdos e tem o perfil de público-alvo da empresa, por isso decidem começar a nutri-la com mais conteúdos para ajudá-la a entender que frequentar a academia Top Fitness pode solucionar seus problemas para dormir. Assim, Bianca recebe um outro e-book por e-mail chamado “10 benefícios de frequentar uma academia” e um webinar “Como funcionam os treinamentos na academia Top Fitness”. Perceba que, antes de receber esses conteúdos, Bianca não havia demonstrado nenhum interesse em assinar o plano da academia. No entanto, depois de consumir esses conteúdos, ela toma a decisão de praticar exercícios para resolver seus problemas de sono e, como conheceu a Top Fitness durante a sua jornada, decide ligar até a unidade mais perto da sua casa para contratar um plano. Se a academia não tivesse enviado os conteúdos para Bianca, ela provavelmente não continuaria na jornada para contratar um plano da academia Top Fitness. Ela poderia, por exemplo, ter optado por outra rede de academias ou ainda nunca ter descoberto que a falta de exercícios é a raiz do seu problema.
Um exemplo de nutrição de leads, são as propagandas ofertadas nos sites ou nas mídias sociais para a influência da compra dos usuários que acessaram algo relacionado nos dias anteriores. sempre tenho experiências como essa, onde obtenho algo devido a frequência das propagandas sobre algo do meu interesse.
Acredito que nutrir leads seja a produção de conteudo relevante, seja em uma LP, post em redes sociais ou blogs, que provoquem a atração e engajamento de potenciais clientes. Esse conteudo deve estar alinhado com a persona, além de ser oportuno que tange às necessidades ou dores dos prospects.
fev 6, 202310:06 AM - editado fev 6, 202310:07 AM
Membro
Qual é um exemplo de nutrição de leads?
Geralmente eu pesquiso as características do produto que planejo comprar. Depois de decidir qual a marca e modelo adequados ao meu interesse, pesquiso, em empresas confiáveis, o preço, as condições de pagamento, o valor do frete e a opinião de outros compradores sobre o referido produto.
Uma das últimas interações, veio a partir de uma necessidade de um produto(Awareness Stage), na qual passei a pesquisa do mesmo(Consideration Stage), até reduzir uma lista de providers do mesmo produto em relação preço/qualidade(Decision Stage), na qual através de email-marketing sobre uma baixa de preço sobre o mesmo me fez progredir na ação final. A compra.
Passei pela Jornada de Nutrição do Adriano Gianini, em seu curso: Máquina de Tráfego e Conversão (Google Ads). Foi bem bacana! 80% do processo foi realizado por meio do Youtube (Vídeos para cada etapa da jornada). Após passar pela última etapa do funíl (Conteúdo x Estratégia de Lançamento), realizei a compra.
Emails , Instagram e linkdin, para melhorar a retenção de clientes. Separar os leads quentes dos frios. Nutrir clientes em potencial ao longo do funil de vendas. Aumentar a frequência de compra.
E-mails com conteúdo relacionados a busca da persona, e-mail com ferramentas (planilhas automatizadas, templates e afins), webinars, workshops e afins.