A nutrição de leads é o processo de construção de relacionamentos com seus clientes em potencial com o objetivo de lucrar com seus negócios quando estiverem prontos.
Na prática, a nutrição de leads é um esforço de marketing focado em engajar seus leads e clientes de uma forma que os incentive a progredir em uma ação específica.
Pense na última interação que você teve com uma empresa online que o levou a uma decisão de compra.
Compartilhe essa experiência conosco nos comentários abaixo. ⬇️
Me lembro que eu estava no youtube, e apareceu um anúncio bem interessante e na hora me inscrivi para receber um e-mail com o passo a passo....depois de 2 minutos já recebi materiais educativos e depois ciente de tudo, comprei o curso online.
Ao fazer o curso da HubSpot e pesquisar alguns termos, a Rockcontent sempre aparece em primeiro nas buscas do Google e me traz informações úteis e completas , que despertaram meu interesse em conhecer demais servicos da empresa.
O The News, todos os dias eles enviam no meu e-mail notícias mais variáveis possíveis "mais inteligente em 5 minutos" e no final sempre tem divulgação de empresas pareceiras e indicação + bônus para quem compartilhar com os amigos.
O professor de línguas e criador de uma escola de idiomas Rhavi Carneiro tem um metodo muito interessante de ser analisado. Ele fornece uma semana de curso gratuito de qualquer uma das 7 línguas disponíveis, após o curso ele envia um e-mail com um ebook e abaixo um link para aqssinar o curso completo. Caso a pessoa não esteja interessada, ela é guiada para uma outra página do site onde ela pode ver outros meios de consumir o conteúdo de forma gratuita podendo ser: Podcasts, que tem materiais complementares que podem ser baixados, contas no instagram com dicas da língua e um grupo no Telegram, com vídeos e exercícios. A cada intereação com o site, a confirmação de e-mail é necessária e a cada 4 ou 5 semanas um e-mail promocional falando sobre o curso pago é enviado, assim, não perdemos contato com a marca e estamos sempre consumindo seu conteúdo até o momento de estarmos prontos para a decisão de compra final.
A minha última decisão de compra foi baseada nos cupons de desconto oferecidos. São itens que eu gostaria de comprar mas que considerava caros. Com os descontos foi possível comprá-los.
Minha ultima experiência de compras foi no site da shoppe , recebi vários anúncios, vi também várias postagens de influenciadores sobre o produto. Tudo isso me influenciou para o ato de comprar !!
Diversos produtos que estou procurando para meu home studio apareceram em anúncios e emails ultimamente. Com a aproximação da Black Friday estou atento à variação dos preços, empresas que demonstraram ofertas concretas (que não seja metade do dobro) entraram pro topo da minha lista de interesse.
Tenho 22 anos e uso as redes sociais com muita frequencia, confesso que o site da Shein me pegou como lead de todas as formas possiveis. Apesar de ser uma empresa que não possua boa indole, a captação de leads é gigantesca e tem aumentado cada vez mais com os influenciadores, me pego passeando pelo site praticamente todos os dias e ainda sim não conclui uma compra.
Tive uma ótima experiência com a Shopee, pois o site é bem dinâmico e proporciona ao consumidor uma boa experiência de compra. A cada fase da compra é enviado uma mensagem atualizando o status, o que traz mais segurança.
Tive uma interação muito legal com a Wise Up Online. Foi um atendimento bem humanizado, e eu recebi um contato via whatsapp, poucos minutos após eu ter criado o interesse, e ter preenchido um pequeno formulário no site, para fazer orçamento do curso. É aquilo que aprendemos no curso, a partir do momento que você recebe um contato rápido e efetivo, as chances do cliente fechar negócio, são gigantescas, e foi isso que ocorreu comigo junto a Wise Up.
A última experiencia que tive, foi com a empresa Mentorama, que fornece cursos profissionalizantes online e webnars. Eu tinha uma dor, precisava me atualizar em marketing digital, a empresa fez o remarketing, e me impactou com conteúdos ricos, agregando valores que me ajudaram a tomar a decisao de fazer o curso de Performance de Marketing. Estrategicamente, apos eu ter sido nutrido com informacoes, detalhes da profissão, os novos desafios, participei de uma webnar ao vivo, com um influence persona, de autoridade no segmento do marketing, de forma humanizada, dei o credito da cofianca, e fiz a jornada com comprador.
A plataforma LinkedIn tem um processo de lead nurturing bem simples e eficaz. Desde os meus primeiros acessos, sempre sou abordado com conteúdos que agregam valor à minha experiência como usuário (seja por e-mail ou diretamente na time-line).