A flywell representa sua empresa como um todo, mas você ainda terá tabelas em forma de funil e gráficos que representam a eficácia de diferentes processos em sua empresa, e é importante ter certeza de que esses funis estão alimentando sua flywell.
Quais são os funis possíveis dentro de sua flywell (volante) ?
Como não há "receita de bolo" eu acredito que o modelo trilha seja aplicável, embora os principios estabelecidos, existe o que se adapta a sua realidade empresarial e produtos.
Acredito que o trabalho, que tem sido cada vez ais desenvolvido pela equipe, de responder os clientes e resolver os problemas deles através do Reclame Aqui é um funil que alimenta a fluwell
eu não sei descrever ainda, mas no momento eu faço criação do meus posts que utilizo para atrair possiveis clientes mas observo as metricas e vejo que mesmo tendo alcance do publico ainda não consigo ter o clicks deles no post, o resultado não chega a 1% das pessoas alcancadas. se acaso alguem quiser me dar algumas dicas eu estou disposto a fazer mudanças.
Pude perceber em ambientes organizacionais que trabalhei, que o principal funil era o de pós-venda. A etapa inicial, o processo de solucionar problemas e oferecer ao cliente um bom produto/serviço era muito bem desempenhado e o cliente ficava satisfeito. Quase sempre no pós-venda não era a mesma qualidade e cuidado que se tinha em atender esses clientes, por fim o cliente não ficava encantado. Entendo que faltou utilizar o conceito de combinar funis e flywheels para ter alinhado estratégias com todo time, desde marketing a pós-atendimento.
I noticed in the organizational environments where I worked that the main funnel was the post-sales funnel. The initial stage, the process of solving problems and offering the customer a good product/service, was performed very well, and the customer was satisfied. However, almost always, the post-sales did not have the same quality and care in serving these customers, and as a result, the customer was not delighted. I understand that the concept of combining funnels and flywheels was missing to align strategies with the entire team, from marketing to post-service.
Em Flywell aplicado a marketing e vendas, os funis representam os processos pelos quais os clientes passam ao conversar com a empresa. São funis fundamentais para alimentar o ciclo de crescimento escaçável:
Aquisição de Clientes
Funil de Vendas: A jornada de vendas, da qualificação de leads até o fechamento da venda, o tornando cliente.
Experiência do Cliente: Todas as interações pós-compra para garantir uma experiência positiva e ganhar a fidelidade do cliente.
Retenção de Clientes: Foca em manter os clientes existentes satisfeitos e engajados.
Funil de Feedback/melhor na produção/serviço: Coleta feedback dos clientes para realizar melhorias nos produtos, serviços e processos da empresa.
Certamente, dentro da Flywell, os principais funis que podem ser implementados são:
Funil de Vendas
Funil de Marketing
Funil de Recrutamento
Funil de Atendimento ao Cliente
Funil de Produção
Cada um desses funis permite acompanhar e otimizar processos específicos da empresa, desde a aquisição de clientes até a entrega de produtos ou serviços.
Atração: Atrair leads através de conteúdo útil e relevante de forma que seja visto/reconhecido como autoridade no assunto. Engajamento: Engajando os leads a de forma voluntária te munir de informações relevantes por te verem como autoridade depositam confiança. Encantamento: Uma vez munido dessas informações personalizadas do lead é mais fácil superar as espectativas, assim encantando o cliente e formando influenciadores
Atração, engajamento e encantamento. conforme o conteúdo dado, ao atrair clientes com uma dor, a empresa pode resolver, ao engajá-lo de um jeito que em cada estágio da jornada do comprador, conseguimos gerar a energia e com isso o volante tem sua rotação, que alimentará o crescimento da empresa. Esses funis podem ser as redes sociais, o e-mail, pop up