Objetivos e resultados-chave (também conhecidos como OKRs-Objectives and Key Results) é um sistema de definição de metas que ajuda a garantir que a empresa concentre seus esforços nas mesmas questões importantes em toda a organização.
Qual é o seu OKR principal que vocês estão focando agora?
Meu OKR atual é posicionar o Departamento Comercial como um eixo central de crescimento aos olhos do Diretor geral e do CEO.
Hoje, ainda há uma lacuna na percepção do impacto estratégico de uma área comercial robusta e estruturada. Até então, a empresa se expandiu com base em networking e relacionamentos sólidos — um modelo que funcionou muito bem na fase inicial. Agora, entramos em uma nova etapa: a segunda onda de crescimento, mais escalável, previsível e orientada por processos.
Sou o responsável por liderar essa transição. O conceito de Flywheel me ajudou a estruturar mentalmente como gerar crescimento contínuo e autossustentável, enquanto a metodologia OKR trouxe clareza na definição de metas mensuráveis e alinhadas ao negócio. Como já trabalho com práticas ágeis, pretendo integrar esses elementos de forma orgânica ao nosso dia a dia operacional.
Fiquei com uma dúvida conceitual, porém importante: os Objetivos (O) definem a direção, e as Metas — ou Key Results (KR) — traduzem essa direção em resultados mensuráveis. Se ajustarmos um OKR ao longo do caminho, isso implica necessariamente modificar os KRs, mas não o Objetivo central, que deve permanecer estável e inspirador. A redação da meta (KR) pode — e deve — ser refinada conforme aprendemos, mas sempre a serviço do mesmo propósito estratégico.
Tenho uma dúvida importante: no OKR, o Objetivo (O) define para onde queremos ir — ele deve ser claro, inspirador e estável. Já os Resultados-Chave (KRs) são as métricas concretas que mostram se estamos chegando lá.
Se, ao longo do caminho, percebermos que um KR não está funcionando, podemos (e devemos) ajustá-lo — mas sem mudar o Objetivo. Ou seja: o “porquê” permanece; o “como medimos” pode evoluir.
Isso garante que mantenhamos o foco no propósito estratégico, mesmo refinando a forma de acompanhar do progresso?
Com certeza @FloripesBJunior ! Dei uma olhada na Academy pensando especificamente nessa sua transição de "networking" para "processos escaláveis" e encontrei duas opções que parecem sob medida para o seu momento.
Para ajudar nessa mudança de mentalidade junto à diretoria, o Sales Management Training (link aqui) é fantástico, porque o foco dele é justamente ensinar como criar um modelo de vendas previsível e gerenciável.
Já para aquela sua dúvida sobre a calibração dos OKRs, a aula de Setting Business Goals (link aqui) é bem direta ao ponto.
Espero que esses materiais te dêem ainda mais munição para apresentar essa nova visão ao CEO! — Jaycee
Loop Marketing is a new four-stage approach that combines AI efficiency and human authenticity to drive growth.
Nosso OKR principal atualmente é alinhar nossos produtos e comunicação às necessidades reais dos clientes, garantindo que atendam ao verdadeiro trabalho que eles querem realizar.
O meu principal OKR neste momento é acelerar a transformação digital centrada no cliente do BCI-O meu Banco, garantindo que cada interação, produto e experiência reflita o propósito de facilitar a vida financeira dos moçambicanos.
Objetivo: Tornar o BCI o banco mais digital, acessível e próximo de Moçambique. Resultados-Chave:
Aumentar em 30% o uso dos canais digitais (App e Internet Banking).
Melhorar o tempo médio de atendimento online para menos de 5 minutos.
Elevar o NPS digital (satisfação do cliente) para acima de 70.
Implementar campanhas inbound que gerem 15.000 novos leads qualificados.
set 21, 202511:38 AM - editado set 21, 202511:39 AM
Participante
Captar mais clientes com estrutura OKRs em 3 objetivos.
1- Objetivo: Aumentar a geração de leads qualificados com base na metodologia Inbound.
KR1: Gerar 30% mais visitas orgânicas em 3 meses. KR2: Converter 20% dos leads em MQLs através de fluxos automáticos no HubSpot. KR3: Implementar 3 novas campanhas de conteúdo focadas em dores específicas dos clientes.
2- Objetivo: Melhorar a taxa de conversão do funil de vendas dentro do flywheel.
KR1: Reduzir o ciclo médio de vendas de 45 dias para 30 dias. KR2: Atingir taxa de fechamento de 25% para MQLs qualificados. KR3: Implementar 100% do pipeline no HubSpot CRM até o fim do trimestre.
3- Objetivo: Encantar clientes existentes e aumentar retenção.
KR1: Obter NPS ≥ 70 nos clientes ativos. KR2: Reduzir taxa de churn de 12% para 8% até o próximo semestre. KR3: Criar e executar um programa de Customer Success para 80% da base de clientes.
gerar lead qualificados através de campanhas digitais, aumentar engajamento nas redes sociais, conquistar novos clientes, melhorar a satisfação dos clientes atuais
Meu objetivo é faturar 5 mil este mês, e para isso meus resultados chaves são: fechar ao menos 5 clientes 20 dias, alimentar rede sociais e fazer ao menos 10 conexões de networking.