Para criar relacionamentos duradouros e construir confiança, você deve ouvir, servir e acompanhar seus clientes; é a melhor maneira de aprender como fornecer a melhor experiência personalizada.
Tendo isso em mente, o que sua empresa pode fazer como acompanhamento de seus clientes após eles tomarem uma decisão de compra para criar um momento encantador?
Buscando se antecipar as demandas e fornecendo informações novas e valiosas, como tendencias de mercado, dados do setor, por meio de contatos presenciais e on lines
Enviar informações úteis, no segmento da empresa. Fornecer conteúdo de valor intangível, que facilite ou contribua de alguma forma para o dia a dia do cliente. Atulizar, levar novidades, curiosidades, momentos inspiracionais e experiências personalizadas.
Proporcionando infomacoes relevantes e ate mesmo que levem ele ao processo de indicacao da empresa, acompanhando desde a venda ate a satisfacao do clientes depois de adquirir o produto, alimentando ele com informacoes em todos esses processos.
Precisamos entender que um bom relacionamento com o cliente se dá com um bom acompanhamento, frequente e empático, isso possibilitará a empresa se diferenciar da concorrência de forma positiva, resultandono encatamento dos clientes, onde esses, terão o melhor atendimento no que se refere às suas expectativas.
A empresa precisa entender que mesmo após a compra do cliente o bom relacionamento e o acompanhamento frequente é o que possibilita a diferenciação da empresa tornando assim os clientes encantados, principalmente por ter todas as suas expectativas superadas.
No caso específico de freelancer, eu acompanho meus clientes informando em que passo está a execução dos serviços para os quais eles me contrataram. Também recebendo o feedback dos mesmo para adequar ou melhor pontos específicos do projeto.
Suprir suas necessidades proporcionando uma boa experiência de compra, ágil e atendimento empático. E na pós compra, continuar oferecendo conteúdo de valor.
A empresa, após essa tomada de decisão do cliente, deverá dentro de um prazo estabelecido, contacta-lo (equipa pós venda), perguntar ao mesmo se o produto/serviço foi de encontra as suas expectativas.
E guia-lo também atráves de email-marketing, com todas as informações tanto para possiveis duvidas/esclarecimento.
Pequenas passos, geram grandes movimentos, porque não uma mensagem de estilo pop-up no website ex: "Que bom ter-lo de Volta".
- Gerar Feedbacks (Reunião pós-venda). Funciona muito bem! Entender onde a empresa acertou e o que precisa melhorar.
- Implementar um processo de Onboarding detalhado, objetivo e ''intimo''.
- Por parte do time comercial: Ofecer um atendimento eficaz (Time de relacionamento). Meio óbvio, mas vale reforçar.
- Por parte da equipe de atendimento: Dividir em equipes segmentadas por empresas (se possível). Ser claro, objetivo e resolver os problemas dentro do prazo estipulado.
Fazendo o meu cliente se sentir à vontade. Provar ao meu cliente que ele pode confiar em mim Inicialmente, atendendo às suas necessidades. Depois, surpreendê-lo e superar suas expectativas.
É importante ter um conteúdo relevante e muito bem planejado, saber ouvir o cliente e ter em mente o que sua persona procura, além de um acompanhamento pós venda mantendo contato com o cliente e ouvindo sua avaliação.
Nós focamos sempre no relacionamento com o cliente, uma vez que ganhamos o cliente o trabalho não se encerra, ele se renova. Precisamos agora manter o cliente conosco!
Fazemos ligações para os cliente, onde explicamos os processos da auditoria, respondemos às dúvidas e nos mantemos à disposição para reuniões e visitas.