Como você mantém seus ativos de campanha organizados?
As campanhas de marketing são esforços organizados e estratégicos para promover um objetivo específico da empresa, como aumentar a conscientização sobre um novo produto ou obter feedback do cliente.
Eles normalmente têm como objetivo atingir os consumidores de várias maneiras e envolvem uma combinação de mídia, incluindo, mas não se limitando a e-mail, publicidade impressa, publicidade na televisão ou no rádio, pay-per-click e mídia social.
Mas com tantas peças em movimento, pode ser difícil se manter organizado(a) e garantir que cada parte do conteúdo pareça acessível com o resto.
Qual é o seu conselho para os profissionais de marketing que estão criando sua primeira campanha?
Quais são suas dicas para se manter organizado e garantir que você está no caminho certo para atingir as metas de sua campanha?
Utilizo a Hubspot como software, criando segmentações entre lead/clientes e campanha a partir de um objetivo principal. Atribuo nomes padrões para facilitar a busca por algo, assim também, como deixar mais evidente.
Sou da área de Comunicação e Marketing, tenho conhecimento a nível de estratégia e produção de conteúdo. Estou iniciando na Hubspot para aprender a usar a ferramenta dela e poder aplicar na empresa onde atuo.
O Hubspot foi implementado há pouco tempo por aqui e ainda estamos ajustando vários pontos. Volto no futuro para responder essa pergunta com mais profundidade.
Como dica, posso revelar que o nome da campanha é muito importante. Geralmente não utilizo: espaços (_), letras em CAPS ou carateres especiais (@*#), pois assim estou a trabalhar melhor para os UTM TAGS.
Exemplo: "Campanha A 2023", a minha escolha é: "campanha-a-2023".
Primeiro é fazer teste A/B. Pensar e analisar muito a persona e o público-alvo. Nunca criar pensando que você é o consumidor final, mesmo que seja. Analisar as métricas em equipe.
Eu trabalho com a metodologia AGIL para poder trabalhar as campanhas. Primeiro, eu recebo as demandas e sugestoes do time, estas demandas passam por uma auditoria para verificarmos se faz sentido para o negócio atual e logo é feito todo o trabalho de construcao, revisao e disponibilizacao destas campanhas para o público. Por fim, revisamos e vemos onde podemos melhorar.
Primeira dica é ter uma pasta na nuvem, principalmente para backups para quem trabalha com servidores locais de dados e demanda de uma area de TI para isso.
Depois disso, gosto de ter um padrão para organizar os temas, exemplo: se as suas campanhas são de acordo com o varejo, então recomendo se organizar junto com as demais áreas para ter todos os dados salvos em um mesmo local, assim facilita para a análise em conjunto de resultados.
Se as suas campanhas são voltadas para B2B no setor de SaaS, então vale salvar por tipo de conteúdo ou período. Exemplo: lançamento de materiais ricos, salvar uma pasta dentro do ano em que foi lançado. Assim facilita para encontrar tudo o que contemplar o lançamento daquele material rico. Para peças mais simples aí você pode se organizar mês a mês.
Ter organização e padrão na nomenclatura dos arquivos também facilita para procurar arquivos que sejam muitos parecidos. Exemplo: ícones que podem ser usados em landing pages, aplicativos, site, social media, etc. Então salvar com o tema principal TIPO-DE-ICONE_TIPO-DE-FUNDO_DIMENSÕES-EM-PIXELS.