Dica, truques e práticas recomendadas

aaltenhofen
HubSpot Employee
HubSpot Employee

Quando usar sequências ou fluxos de trabalho

Um dos casos mais comuns que presencio trabalhando com suporte aos clientes da HubSpot é a dúvida em relação ao uso de sequências e fluxos de trabalho. Pensando nisso, escrevi esse post para tirar algumas dúvidas e esclarecer o objetivo de cada uma das funcionalidades da HubSpot.

 

PARA QUE SERVE CADA FUNCIONALIDADE

 

Sequências e fluxos de trabalho, apesar de consistirem em uma lógica parecida, atendem objetivos diferentes e desempenham funções diferentes. Enquanto as sequências foram desenhas para a comunicação entre duas pessoas, os fluxos de trabalho desempenham a função de automação de marketing.

 

Se você tem uma empresa de serviços, por exemplo, e busca contatar contatos que eram seus clientes e não compram com você há algum tempo, você pode optar por criar uma sequência de e-mails para se reconectar com essas pessoas. Com as sequências, você pode criar uma série de e-mails e configurar tarefas específicas que serão criadas entre cada etapa da sequência. No caso da minha empresa de serviços, eu posso escrever um primeiro e-mail com o objetivo de coletar informações do contato, informando que faz algum tempo que ele não compra comigo e se ele tem alguma necessidade nesse momento que possa ser atendida pela minha empresa. Se ele não responder ou não marcar uma reunião pelo meu link de reuniões - que são as ações que fazem com um contato seja removido da sequência -, eu posso configurar uma tarefa que será criada para a minha equipe de vendas, pedindo para que eles liguem para esse contato e façam um follow-up.

 

Por outro lado, o fluxo de trabalho me oferece mais opções para automação de marketing. Suponhamos que eu queira fazer um webinar para esses clientes que não compram de mim há algum tempo, eu terei de criar uma landing page e incluir um formulário nela. Com o fluxo de trabalho, eu posso configurar a plataforma de forma que toda vez que um usuário preencha o formulário da minha página manifestando interesse em participar, eu enviarei um e-mail automático com a confirmação da participação no webinar. Ainda com a ferramenta de fluxos, eu posso configurar o envio de mais um e-mail de confirmação para esse contato caso ele não tenha aberto o último e-mail enviado nos últimos 7 dias. Isso é possível porque, com a ferramenta de fluxos, eu tenho mais opções de ações que podem ser tomadas e mais possibilidades de integrações - diferente do que vemos nas sequências, que só permitem envio de e-mails e criação de tarefas no portal.

 

DISPARADOR

 

Além das diferenças entre as ações de cada uma das ferramentas, sequências e fluxos de trabalho possuem mecanismos diferentes de disparo. Isso significa que a forma como os usuários passam a fazer parte de uma sequência ou fluxo são diferentes.

 

Como as sequências são voltadas à comunicação pessoal - e não a e-mails de massa - os contatos precisam ser adicionados a ela um por um. É possível selecionar múltiplos contatos ao mesmo tempo, porém cada caso será disparado individualmente. Com os fluxos de trabalho, é possível adicionar contatos em massa, selecionando a partir de listas criadas no seu portal ou a partir de regras definidas no critério de disparo.

 

OBJETIVO

 

Por fim, na hora de escolher a criação de uma sequência ou um fluxo de trabalho, é muito importante que você tenha em mente qual é o objetivo da sua comunicação. Se você precisa enviar e-mails pessoais, retomar contato com os usuários, criar uma automação mais simples, minha recomendação é sempre criar uma sequência. Agora se a sua necessidade é criar automação de marketing, enviando e-mails em massa, com ações mais robustas e complexas, a pedida é o fluxo de trabalho.

 

Também recomendo ler os dois artigos abaixo, que podem ser bastante esclarecedores para quem ainda está começando a entender as ferramentas.

 

Criar e editar sequências
Comece a trabalhar com fluxos de trabalho

 

Espero que essa informação seja útil! 🙂

0 Respostas 0

0 Respostas

Este post ainda não tem respostas

Ninguém respondeu a este post ainda. Volte em breve para ver se alguém tem alguma solução ou responda caso saiba como ajudar! Tudo o que vai, volta.

responder ao post

Precisa de ajuda para responder? Confira as nossas Diretrizes da Comunidade