CRM

Brenner
Conselheiro(a) de destaque

Check List: Migração de CRM para a HubSpot

Olá comunidade! 

 

Vamos falar sobre migração de CRM? 

 

Já tive que migrar algumas vezes de CRM, quase todos para a HubSpot e passei por várias dificuldades ao longo dessa jornada. 

 

Por isso, criei um check list que me ajuda muito em uma eventual migração de CRM para a HubSpot. 

 

E gostaria de compartilhar com vocês alguns pontos que eu observo ao fazer uma migração. 

 

Spoiler: no final do artigo tem um bônus para conferir o status do seu CRM. 

 

Check List: 

 

Parte 01: No CRM atual (RD, Mailchimp, Active e etc)

 

01. Mapear automações fundamentais para as operações de marketing, vendas e CS: é importante você mapear todas as automações existentes do seu CRM antes de migrar. Contudo, é importante priorizar algumas fundamentais de Marketing, Vendas e CS para fazer o setup na HubSpot logo no início da migração. Dessa forma, você consegue manter o mínimo rodando até completar todo o setup. 

 

02. Listas e segmentações: quando você realiza a migração do CRM, você precisa refazer as listas (inserindo as lógicas de segmentação), portanto, pode parecer banal, mas recomendo fortemente, você mapear as listas que estão em uso no seu CRM atual, escrever a lógica de segmentação e deixar registrado para fazer o setup delas novamente na HubSpot. 

 

03. Registros de negociações anteriores: acho que essa é a parte mais frágil de qualquer migração para o time de vendas, porque eu vi muito histórico de negociações em andamento se perderem ao longo do caminho. Por isso, é importante criar um processo para preservar as observações de venda do seu CRM antigo para migrar junto com os outros dados para a HubSpot. 

 

Veja neste artigo, como fazer o upload de observações nos negócios na HubSpot. 

 

== Após exportar a sua base do CRM atual == 

 

04. Limpeza na sua base de dados: é uma tarefa simples, caso você tenha uma base de dados pequena (de 1 mil a até uns 50 mil contatos) você faz tranquilamente no Google Sheets.

Basicamente, eu gosto de limpar os dados com os seguintes critérios: 

> Motivos de lost: pego os contatos com motivo de lost por desqualificação para comprar o meu produto ou serviço que não vou conseguir mudá-lo nem qualificando, nem negociando novamente com ele (ex.: vamos supor que você vende cursos de Pós graduação, nesse caso, exclua todos os contatos que possuem a escolaridade: ensino médio incompleto ou graduação incompleta). 

 

> Dados inválidos: dados inválidos inviabiliza o trabalho do seu time de marketing e vendas. Toma o tempo de todos e faz você perder dinheiro, portanto, exclua os contatos que deram hard ou soft bounce no e-mail, números de telefones que não são reais (ex.: 9999-99999) e etc. 

 

> Contatos que não fazem sentido estarem ali: quem já migrou um CRM, vai se deparar com contatos que não fazem nenhum sentido estarem ali (por algum motivo desconhecido 😂). Acredite em mim, você vai encontrar essas coisas. Aproveite e exclua da sua base. 

 

Importante: nunca, em hipótese alguma, mexa na base de dados original. Sempre duplique o arquivo e guarde a base original exportada em outra pasta para consultas futuras. 

 

Parte 02: Hora de migrar para a Hubspot

 

01. Faça o De <> Para para a Hubspot: base ajustada, é hora de configurar a planilha para o upload na HubSpot. Para que tudo saia conforme o esperado, é necessário fazer o De <> Para. 

 

Mas o que é isso? 

 

> Basicamente, é pegar as informações da sua base ajustada e inserir nas respectivas propriedades que serão usadas dentro da HubSpot. Leia esse artigo para saber mais sobre propriedades, objetos e associações na HubSpot. 

 

02. Importe a base: não há muito segredo, com a planilha devidamente preenchida, faça o upload na HubSpot, você pode seguir esse artigo para te ajudar no passo a passo.

 

03. Setup dos fluxos de trabalho: lembra que no início do artigo comentei sobre fazer um levantamento de todos os seus fluxos de trabalhos existentes? Agora é a hora de colocá-los para funcionar dentro da HubSpot. Priorize os fluxos de trabalho conforme comentado acima. 

 

04. Treinamento da equipe: nenhum CRM será bom e confiável se a equipe que opera ele não souber mexer. Portanto, prepare sessões de treinamentos curtos e práticos e no começo, treine a equipe com intervalos entre as aulas mais curtos. 

 

Dica importante: Após realizar a migração para a HubSpot, é comum ficar se perguntando “será que eu fiz tudo certo?”.

 

Por isso eu recomendo usar CRM Score Pro da HubKn. 

 

Com essa ferramenta, você terá insight’s sobre como foi a sua migração e quais detalhes faltam para deixar o seu CRM da HubSpot mais profissional. 

 

Confira clicando aqui. 

 

Conclusão

Sabemos que uma migração de CRM não se resume somente a esses pontos, mas começar por eles, poderá te dar uma clareza na sua operação. 

 

Essa clareza que muitas vezes reduz custos, tempo perdido e melhora a aceitação dos usuários com o novo CRM.

 

Espero que esse post possa ajudá-lo a migrar para a HubSpot. 

 



Brenner Natal



HubSpot Consultant | Inbound Marketer



--------------------------------------------------


Se a minha resposta te ajudou, por gentileza, clique no botão: " Aceitar como solução ".
Ainda com dúvidas? Responda a minha postagem para que possamos continuar te ajudando!
Obrigado por postar na comunidade da HubSpot! .



2 Respostas 2
adriana_walter
Colaborador(a)

Check List: Migração de CRM para a HubSpot

Ter você indicando nosso CRM Score é uma honra, Brenner! Valeu!

Brenner
Conselheiro(a) de destaque

Check List: Migração de CRM para a HubSpot

Obrigado @adriana_walter ! Ótimos produtos devem ser indicados sempre.



Brenner Natal



HubSpot Consultant | Inbound Marketer



--------------------------------------------------


Se a minha resposta te ajudou, por gentileza, clique no botão: " Aceitar como solução ".
Ainda com dúvidas? Responda a minha postagem para que possamos continuar te ajudando!
Obrigado por postar na comunidade da HubSpot! .