Anúncios no LinkedIn - Melhores práticas do INBOUND 2020
Oi pessoal
Semana passada foi a semana de INBOUND, e eu espero que alguns de vocês tenham tido a chance de ver o AJ Wilcox falar sobre anúncions no LinkedIn. Eu achei a sessão dele muito importante e então resolvi compartilhar algumas das minhas anotações se você não teve a chance de assistir a palestra.
Vou começar dando o devido crédito: o AJ administra uma agência de anúncios no LinkedIn, então dá uma olhada no B2Linked se você curtir as lições que estou compartilhando.
Vantagens e desvantagens de anunciar no LinkedIn
O LinkedIn é uma plataforma cara para anunciar e os cliques podem custar entre 8 e 11 dólares. No entanto, é uma das melhores plataformas para obter uma audiência muito personalizada, especialmente para empresas B2B e isso por si só é provavelmente suficiente para cobrir as desvantagens. Porém, devemos considerar que, por ser caro, também é uma plataforma arriscada para investir, pois os erros podem acabar custando muito caro.
Existem também algumas outras limitações que você geralmente não tem ao anunciar em outra plataforma, como escolher lances se baseando no tipo de dispositivo ou hora do dia. Isso significa que você não tem controle que te permita não gastar seu orçamento com pessoas que navegam no celular se você não tiver um site otimizado para tal e também não consegue alocar seus gastos durante o horário comercial, por exemplo.
Números
Esta foi uma das minhas partes favoritas da sessão, já que ouço clientes o tempo todo pedindo alguns benchmarks sobre as métricas de sucesso nos anúncios do LinkedIn. Aqui está a opinião do B2Linked sobre o que é um bom desempenho...
Conteúdo patrocinado (anúncio do feed)
CTR (taxa de cliques) - 0.39%
CPC (Custo por clique) - $8
CVR (taxa de conversão) - 10%-15%
Texto
CTR - 0.25%
CPC - $3-6
CVR - varia
InMails Patrocinados (Mensagem privada)
Open Rate (porcentagem de email aberto) - 50% (muitas pessoas abrem a mensagem para parar de ser marcada como não lida)
CTR - 3% - 4%
CPC - $23 - 58
CVR - Varia
Observação importante: por mais que estes sejam ótimos números do setor, sua melhor referência é seu próprio desempenho anterior. Nem todas as empresas são iguais, e suas campanhas também não, então tente bater sua meta anterior e usar esses dados para estabelecer seus KPIs ideais.
Lances
Esclarecimento sobre os tipos disponíveis:
CPC - Custo por Clique
CPM - Custo por Mil Impressões
Aqui estão alguns conselhos de ouro do AJ sobre lances - Que tipo de lance devemos buscar e quando...
- Comece com o mínimo orçamento diário possível e escolha CPC como o tipo de lance. Assim, você conseguirá avaliar o tipo de resultados que vai ter aos poucos.
- Não use lances automáticos - Se você está atingindo o orçamento muito rápido, provavelmente está sendo ineficiente para otimizar os gastos.
Dicas para otimizar o gasto
- Com base nos seus números médios de CTR, aqui estão algumas recomendações:
CTR <0,35 - continue fazendo teste com anúncios.
0.35 <CTR <1 - diminua o lance para obter os CPCs mais baixos ou aumente para mais tráfego.
CTR> 1 - mude para o lance automático e escolha CPM como o tipo de lance.
Embora você não possa escolher o horário em que seus anúncios serão exibidos, a pesquisa do B2Linked mostra que o melhor horário para anunciar no LinkedIn é entre 6h e 11h. Este é um momento de alta oferta e baixo preço.
Público-alvo
Alguns conselhos para otimizar a forma como você configura seu público-alvo:
- Se você estiver usando competências ou grupos como critério, exclua o pessoal de vendas e marketing - eles provavelmente são seus concorrentes, a menos que seu produto seja dedicado a este tipo de profissional
- Se você estiver usando o tamanho da empresa, em vez de focar em micro-empresas, por exemplo, apenas exclua grandes corporações. Dessa forma, o LinkedIn também exibirá seus anúncios para aquelas cujo tamanho é desconhecido (que aliás, geralmente são as pequenas empresas.).
Se você usar idade / tempo de experiência como critério, tome cuidado porque esse pode ser um critério impreciso. O LinkedIn mede o que está no seu perfil e muitas vezes você vê diretores que não precisam se preocupar em colocar toda a sua experiência anterior e, portanto, o LinkedIn não vai reconhecer os mais de 20 anos de experiência deles e outras vezes você vê estudantes adicionando todos os empregos que tiveram desde os 15 anos, o que vai aparentar um perfil dentro dos critérios do tempo de experiência que você busca com seu anúncio.
Organizando suas campanhas
A maneira mais fácil de ter uma visão clara da performance da sua campanha é segmentá-la da maneira certa. Tendo um campanha para gerentes, uma campanha para diretores, uma campanha para estudantes, por exemplo, ficará mais fácil ver quais estão trazendo melhores resultados, decidir qual manter ou desligar e tomar decisções sobre o orçamento. Dessa forma, você não precisará para criar um milhão de campanhas ao longo dos anos, você pode manter as existentes e alterar os anúncios ou grupos de anúncios.
Testando o impacto
Estes são outros números do AJ que eu adorei ver.
Qual é a porcentagem de impacto que a alteração de um anúncio poderia ter na performance da sua campanha?
Texto do anúncio - 5-15% de melhoria
Página de destino- 50-150%
Título da oferta - 200-300%
Medição e melhorias
Ao avaliar o que não está funcionando na sua campanha, tenha em mente quais são as métricas que realmente importam.
- Se você está se concentrando em CTRs e tendo um desempenho ruim, você deve revisar seus anúncios - texto, imagens, considerar o formato (e se um vídeo funcionasse melhor) etc.
- Se você estiver se concentrando em CVR e tendo um desempenho ruim, uma boa opção é revisar sua oferta, o valor que você agrega com ela, sua experiência na página de destino e quanta confiança você está passando durante o processo (afinal, seus clientes em potencial estão trocando a informação mais valiosa do mundo com você - os dados deles).
Essas foram minhas principais anotações, mas é claro que não trabalho todos os dias no LinkedIn, então adoraria saber sua opinião sobre como você administra suas próprias campanhas no LinkedIn.
O AJ e a B2Linked são localizadas noe EUA, então outra coisa que eu fico curiosa é saber se estas dicas se aplicam ao dia-a-dia do Marketing Brasileiro, então compartilhem comigo!