Qual é um exemplo de persona do comprador com a jornada do comprador correspondente?

As personas do comprador são fundamentais para a criação de uma empresa inbound de sucesso. Cada buyer persona tem sua própria jornada para tomar uma decisão bem informada (ou seja, a jornada do comprador).

A jornada do comprador é composta de três etapas:

- Fase de Conscientização: O comprador fica sabendo que tem um problema.

- Fase de consideração: o comprador define seu problema e considera as opções para resolvê-lo.

- Etapa de decisão: o comprador avalia e decide sobre o fornecedor certo para administrar a solução.

Cite uma marca da qual você é uma buyer persona. Como é sua jornada para fazer negócios com eles?

18 Likes

Asana.
Problemas para gerenciar processos que envolviam vários departamentos.

Pesquisei várias ferramentas: Asana, Wrike, Trello, Monday.

Decidimos pelo Asana.

4 Likes

Qradar

Problemas com gerenciamento, analise, detecção, predição e prevenção de SI.

Analisamos muitas ferramento e definimos as 3 melhores, e decidimos pela QRadar

Não tenho especificos.

Caso eu tenha necessidade pelo produto, pesquiso na Internete e vejo as informações técnicas do produto, preço e comparo com concorrentes para saber se exite muita diferença neste valores, mesmo que seja pequena, por conta da marca acabo comprando pela preferencia.

Adidas

Vejo que meu tenis de corrida está gasto. Logo, preciso comprar um tenis novo. Vejo que tem uns modelos de tenis da Adidas em outlet. Como os tenis da marca são os que melhor me adapto nos treinos, decido comprar um.

Excelente conteúdo

XP

Problema: dinheiro parado sem qualquer rendimento;

Consideração: qual a corretora que oferecia mais facilidade para gerir;

Decisão: assistência e facilidade de gestão de carteira e possíveis mudanças.

Não tenho especificos.

Udemy
Precisava melhorar meus skills em BI e ter uma certificação.

Pesquisei vários sites como Skillshare, Udemy, Domestika e até mesmo profissionais autonomos com pacotes de cursos. E no fim selecionei a Udemy como a melhor opção com bom custo benefício.

Olá , boa tarde , vou descrever minha jornada do comprador e as causas que influenciam na minha escolha de compra . EXEMPLO DE PRODUTO-GUARDA-ROUPA OU ALGUM ELETRO-ELETRÔNICO.LOJAS QUE SEMPRE PESQUISO VIA BUSCAPÉ -AMERICANAS, PONTO FRIO ,MAGALU E CASAS BAHIA.

PRIMEIRO - Procuro fazer as minhas pesquisas/compras sempre em lojas conhecidas, para evitar de ter que recorrer ao RECLAME AQUI em caso de problemas.

SEGUNDO -Opções de compra - Pesquiso se é melhor pagar com o cartão da loja parcelado , com meu cartão de crédito afim de aquirir cashback ou pagamento via débito ou boleto a vista com desconto , essa decisão varia muito .

TERCEIRO- Determinados itens especificos (Itens eletrônicos-informática) prefiro esperar para comprar em épocas com ótimos descontos . EXEMPLO :BLACK -FRIDAY .

QUARTO - O frete é bastante importante , tanto analisar o preço que é cobrado quanto o tempo para entrega .

Essa é minha jornada do comprador.

Vou descrever uma jornada de comprador que passei:

Produto: Lentes de Contato

Fase de Conscientização: Percebi a necessidade lentes de contato com grau, pois o uso excessivo de computador estavam prejudicando minha visibilidade.

Fase de consideração: Procurei opções entre óculos e lentes de contato, decidindo que o uso de lentes de contato seria o mais confortável para que desenpenhar a minha atividades.

Etapa de decisão: Decidi pela Baush+Lomb pois custo-benefício eram mais atrativos, enquanto as marcas anteriores disponibilizavam 03 pares de lentes por um valor, a Baush oferecia o mesmo valor porem para 06 pares de lentes de contato, sendo que, a durabilidade das lentes é a mesma, o segredo está em como utilza o produto e como conserva-lo.

Busco informações sobre o produto, entendo suas especificações e se são de acordo com o que procuro. Caso tenha feeling entre os pontos de necessidade e o que a solução apresenta, vejo avaliações e efetivo a aquisição.

Montar um processo de compra e pós compra fantástico no qual seja possível nosso cliente notar a oportunidade incrível de encantar seus clientes com nossa solução/ferramenta.

Alinhar as expectativas com todas as equipes para sanar todas as dúvidas a nível da fase que ele está.

Preciso de alguma coisa que segure maquiagem por mais tempo. No mercado existe fixador de maquiagem, mas quero ir além do que só fixadar. Quero algo que hidrate e dê um viço natural a pele. pesquiso por resenhas tanto em blogues ou no youtube e descubro que existe uma bluma. pesquiso agora, qual a marca é a melhor das que está oferecendo esse plus a mais. e chego a conclusão que a Max love faria exatamente o que estava procurando.

Ainda não tenho

• Cliente verifica que está gastando muito dinheiro em anúncios PPC
  • Faz uma pesquisa por “como posicionar o meu site no google de forma gratuita”;
  • Lê um artigo no meu blog;
  • Cliente descobre que através de SEO, pode posicionar o seu site sem ter que pagar nada ao Google;
  • Cliente sai do blog e pesquisa no Google por “agência seo”;
  • Encontra o meu site nos primeiros lugares orgânicos do SERP e reconhece a marca, pois antes esteve no blog;
  • Cliente entra na página do meu site, lê informação e decide preencher formulário de contacto;
  • As informações do cliente são passadas ao um comercial, junto com toda a informação de conteúdo que o cliente já consumiu no blog, dando contexto ao comercial;

Uma jornada do comprador que passei em 2017.

Produto: smartphone Zuk Z2 Plus

Fase de Conscientização: Meu antigo smartphone não funcionava adequadamente, logo, necessitava de troca-lo, mesmo após uma longa busca de processos alternativos e manutenção realizadas para maximizar sua durabilidade.

- Fase de consideração: precisava de um novo smartphone, porém que tivesse um alto custo/benefício. Neste caso, a importação do aparelho seria a melhor opção. Para tal, busquei inúmeros reviews no youtube e sites/forúns relacionados aos temas “smartphone” e “importação”. Selecionei possíveis aparelhos e lojas para realizar a compra do aparelho.

- Etapa de decisão: entre os aparelhos decidir compra o Zuk Z2 plus, pois apresentava um ótimo processador, boa bateria e conjunto de características suficientes para aquele momento. Comprei o produto em uma grande loja de varejo chinesa, pois tinha bons feedbacks, seguro de entrega e quebra do produto durante o transporte e uma política de troca/estorno descomplicada.

Fase de Conscientização: Passo muito tempo trabalhando sentada e me sinto desconfortável, com dores

Fase de Engajamento: Procuro por uma cadeira confortável e ortopedicamente correta que ajude a melhorar as dores e me permita ficar mais tempo sentada. Vejo reviews online, principalmente no youtube de pessoas que já adquiriram o produto antes.

Etapa de decisão: Das reviews escolho o produto com o melhor custo-benefício.