A nutrição de leads é o processo de construção de relacionamentos com seus clientes em potencial com o objetivo de lucrar com seus negócios quando estiverem prontos.
Na prática, a nutrição de leads é um esforço de marketing focado em engajar seus leads e clientes de uma forma que os incentive a progredir em uma ação específica.
Pense na última interação que você teve com uma empresa online que o levou a uma decisão de compra.
Compartilhe essa experiência conosco nos comentários abaixo.
Uma interação online que eu tive e consderei bem interessante, foi no site da Estane Virtual, onde sepode ter acesso a diversos títulos de livros, na sua maioria usados. O site é organizado, e tem muitas opiniões de outros compradores. As descrições dos livros oferecidos são fieis, e o prazo de entrega é geralmente dentro do prazo proposto pelo vendedor. Ja fiz duas compras com eles, e estou sempre recebendo e-mails com novas ofertas e com pesquisa de qualidade, que são bem rápidas de serem respondidas. Depois da minha experência com a Estante Virtual, sempre que preciso de um livro, procuro primeiro com eles, porque até então, não tenho motivos para acreditr que teria problema com qualquer produto adquirido no site deles.
Eu fiz um curso de Coolhunting com a ESPM e a capacidade que eles tiveram de entender cada etapa do meu processo de decisão de compra foi muito positiva. Fiz a inscrição, executei o curso e tive uma excelente experiencia com o pós venda.
A experiência que tive foi quando fiz um curso online que estava com preço promocional que oferecia certificado e, mesmo sendo promocional, ainda assim liberaria o acesso para todo o conteúdo referente ao curso e consultorias online pelo período de 1 ano. Foi muito proveitoso o curso, todo o conteúdo abordado muito interessante e a consultoria foi excelente também. Tanto que eu sigo fazendo alguns cursos com eles.
Recentemente, os e-mails promocionais da HBO Max com uma seleção de títulos que me agradavam me fez converter e assinar a plataforma. Inicialmente me mandaram inúmeros e-mails, depois de um pré-cadastro que fiz pelo Twitter, alguns eu nem abria e os que abria e rolava vinham começaram a vir otimizados para meu gosto. Logo converti
Ingressei em um curso na infinity school, o que me deixou muito entusiasmado desde o contato online resolvi fazer um visita nas unidades e confesso que receptividade . Se fazem sempre presente nas redes sociais para levar a melhor experiência ao cliente.
A última experiência de compra que tive, ocorreu em um site de roupas usadas, recentemente comprada pela Renner. A facilidade de fazer buscas específicas ajudaram na compra, aliada à praticidade das etapas de conclusão delas no carrinho.
A primeira experiência que senti que estava progredindo pela jornada de forma sutil foi quando estava procurando saber mais sobre marketing digital e encontrei uma profissional que tinha vários cursos que ensinava sobre isso, e ela faz uma live de 3 dias que foram praticamente super aulões onde entendi muita coisa que não sabia, o que me gerou uma super confiança nela e acabei adquirindo o curso dela, o qual vinha como bônus a possibilidade de participar de um evento de imersão online onde poderia aplicar o que estudei na prática.
Havia comprado algumas roupas que chegaram manchadas de tinta e resolvi, ao invés de optar pela troca, pedir o reembolso. Um dos atendentes veio no whatsapp conversar comigo e entender a mudança de escolha. O fato do atendimento ter sido humanizado me fez repensar e optei pela troca.
A Netflix é um bom exemplo de nutrição de leads. As informações são enviadas de acordo com nossos gostos e eles nos atualizam sobre novas temporadas de séries que gostamos, mesmo que já tenhamos terminado de assistir a última temporada disponível há muito tempo.
A plataforma LinkedIn tem um processo de lead nurturing bem simples e eficaz. Desde os meus primeiros acessos, sempre sou abordado com conteúdos que agregam valor à minha experiência como usuário (seja por e-mail ou diretamente na time-line).
A última experiencia que tive, foi com a empresa Mentorama, que fornece cursos profissionalizantes online e webnars. Eu tinha uma dor, precisava me atualizar em marketing digital, a empresa fez o remarketing, e me impactou com conteúdos ricos, agregando valores que me ajudaram a tomar a decisao de fazer o curso de Performance de Marketing.
Estrategicamente, apos eu ter sido nutrido com informacoes, detalhes da profissão, os novos desafios, participei de uma webnar ao vivo, com um influence persona, de autoridade no segmento do marketing, de forma humanizada, dei o credito da cofianca, e fiz a jornada com comprador.
Tive uma interação muito legal com a Wise Up Online. Foi um atendimento bem humanizado, e eu recebi um contato via whatsapp, poucos minutos após eu ter criado o interesse, e ter preenchido um pequeno formulário no site, para fazer orçamento do curso. É aquilo que aprendemos no curso, a partir do momento que você recebe um contato rápido e efetivo, as chances do cliente fechar negócio, são gigantescas, e foi isso que ocorreu comigo junto a Wise Up.