Não consegui importar Observações junto da importação de Contatos.

Olá, poderiam me ajudar?
Configurei minha planilha com as colunas respectivas, como mostra no artigo para subir Observações: criar colunas “Conteúdo de Observação” (texto) e “Data da observação”(formato de dada 00/00/0000), porém na tela de verificação das colunas antes de finalizar a importação (segue imagem), não é possível selecionar estas propriedades, pois no Hubspot elas não existem para poder selecioná-las.

Me corrija caso eu esteja errada, devo então criar essas propriedades personalizadas para conseguir subir Observações nos meus contatos? Segue imagem onde eu desejo subir Observações:

Outra dúvida, no artigo https://knowledge.hubspot.com/pt/crm-setup/set-up-your-import-file mostra templates de exemplo para subir Observações apenas com mais de um objeto, como Empresas e Negócios. Então, só consigo subir observações com mais de um objeto envolvido?

Oi @Laleska_ROIT , obrigada por postar na nossa Comunidade HubSpot!

Gostaria de convidar nossos colaboradores para compartilhar sobre @Brenner @Tesore @caiodonald alguma recomendação para @Laleska_ROIT ?

Obrigada,

Pam

Oi @Laleska_ROIT , tudo bem?

Em relação ao seu print, observe que ao lado do nome do campo tem Propriedade de contato, você precisa alterar isso, pois a observação não é uma propriedade de contato.

Tente reproduzir sua importação de contatos + observação dessa forma.

Espero que dê certo, pois a própria documentação do HubSpot diz:

Observação: os engajamentos (e-mails, chamadas, tarefas ou reuniões) associados aos seus registros não podem ser importados por meio de um arquivo no HubSpot. Saiba mais sobre como adicionar engajamentos usando a API.

Mas aí eles adicionaram a opção de observações na importação, então espero que funcione!

Olá @Laleska_ROIT , complementando a resposta do @caiodonald, para o processo de importação na interface do usuário, você precisa criar uma propriedade de observação no objeto contato e fazer o mapeamento no momento da importação. Isso vai funcionar.

Um abraço

Tesore

Olá bom dia @Tesore !
Ótimo, vou tentar desta forma. Última dúvida, então não conseguirei importar a Observação ali no Histórico do Contato, e sim criando uma outra propriedade personalizada? É isso?

Oi @Laleska_ROIT , bom dia.

Via importação normal não é possível importar dados para o histórico do contato.

Para ter os dados no histórico, você precisar usar a API de Engajamento da HubSpot, link aqui:2026-03 API reference - HubSpot docs

Se precisar de ajuda, só agendar uma conversa gratuita aqui: https://app.hubspot.com/meetings/tesorec30

Um abraço

Tesore

Olá @Laleska_ROIT , complementando a resposta do @caiodonald, para o processo de importação na interface do usuário, você precisa criar uma propriedade de observação no objeto contato e fazer o mapeamento no momento da importação. Isso vai funcionar. Um abraço

Tesore

Um abraço

Tesore