Fala @danielbrozoza , tudo bem?
Obrigado pela Tag, @PamCotton
Eu particularmente, adoro fazer ações voltadas para a base. Além de você otimizar o CAC, LTV, ROAS, etc, você também conhece melhor os seus clientes.
E para você acompanhar tudo certinho dentro dos seus relatórios, é importante organizar os dados. E acredito que o @Tesore e o @caiodonald deram ótimas dicas, como:
> A importância em arrumar a sua base é muito grande. Como @Tesore falou, é importante alinhar o ciclo de vida e outras propriedades de contatos/negócios/empresas para as ações.
> Ajustar o Pipe também vai ser importante, pois provavelmente você trabalhará com um pipe secundário para ações internas (minha opinião é aproximar a área de Customer Sucess/ Pós Vendas para essas ações seria interessante para desenhar uma nova jornada desses clientes)
> É importante usar a propriedade de negócio “empresa existente” para marcar os negócios com Upsell, como o @caiodonald falou.
Para mensurar tudo isso?
Eu criaria um novo painel de relatórios para isso. Aqui vão alguns reports que usamos para nossas campanhas:
> Vendas HOJE (eu gosto de ter esse relatório já no topo)
> Total de negócios fechados em relação a meta (você tem que configurar a meta para isso)
> Atividade dos representantes de vendas que vão ficar responsáveis pela campaha de UpSell
> Colocaria um lead scoring para qualificação dessa base
> Cumprimento de metas em automações de nutrição
> E outros relatórios específicos que vão te ajudar a conduzir a campanha (no nosso caso, vendemos Pós Graduação, então, relatórios importantes pra gente é algo como: Quantidade da base que possui Graduação completa, certificado em cursos gratuítos por curso, lead scoring, Tipo de graduação - exatas, humanas, etc,)
PS: Existem alguns modelos em: Marketing > Planejamento e Estratégia > Projetos: que você pode dar uma olhada. Filtrando em “língua portuguesa”, tem o projeto “Oganize seus dados na HubSpot” e “Organização do proecsso de vendas” e muitos outros poderão servir para algo.
Espero ter ajudado também, e caso ainda tenha dúvida de como fazer algum relatório, pode me chamar!
Abraço