Se comunicar com os clientes nas redes sociais, fazer pesquisas, acompanhar os clientes na sua compra
Ter um bom relacionamento pós venda através de redes sociais, tais como instagram, facebook e whatsapp, e que atendam de forma rápida e eficiente. Se mostrarem dispostos a resolver o problema do cliente.
Para manter um cliente é preciso faze-lo sentir unico, fazer com que ele obtenha resultados rapidos e eficientes, para encantar basta trata-lo de forma humana.
Devo criar confiança, ouvir, servir e acompanhar os clientes.
Eu procuro saber como foi/está sendo a experiência do cliente, não tenho receio de fazer essa pergunta. Dessa forma eu posso tanto entender como melhor essa interação, assim como interações com futuros clientes.
Acredito que o encantamento pode ser obtido através da superação de expectativas. À medida que a empresa entrega mais do que promete ou que o cliente espera, ha alta probabilidade de o cliente se encantar, ganhar confiança e, portanto, recomendar a empresa para outras pessoas.
È necessário um suporte próximo ao cliente , com excelência de atendimento , entregando mais do que se espera .
Ter uma equipe de pós vendas preparada para lidar com esse contato com o cliente.
treinar, transparecer interesse real no sucesso do cliente, tirar dúvidas, disponibilizar materiais ricos, etc.
É muito importante que as empresas se atentem ao estágio de retenção de clientes seja ela uma Saas com diminuição de churn ou uma empresa de varejo aumentando a frequência de vendas pois é aí que está a mina de ouro.
O encatamento é o momento chave para a decisão de compra e deve ser elaborado de uma maneira perfeita.
Usando o exemplo da Netflix, apesar de já ser uma empresa que possui uma grande marca no mercado, ela ainda trabalha na questão do encantamento. Em sua conta do Twitter e Instagram ela usa de linguagem informal e pessoal com seus clientes, fazendo com que eles se sintam especiais e acolhidos, muitas vezes suas respostas acabam viralizando nas redes sociais, trazendo mais seguidores, mais compradores e mais respostas. É um ciclo infinito.
É importante alinhar os indicadores de pós-venda a um bom atendimento desde o fechamento e durante toda a vida útil do cliente. Os clientes querem atenção e serem ouvidos!
Negócio em início.
Acredito que uma das melhores maneiras de encantar o cliente, primeiro é ser educado do início ao fim do atendimento, e mesmo que aja contratempos durante a Ação ainda assim a gentileza deve ser mantida. Outra forma que vem junto é estar atento às necessidades do cliente e pronto a auxiliá-lo.
Ter uma equipe focada no acompanhamento do processo de satisfação do cliente após a compra de um dos nossos produtos.
Uma boa forma de acompanhar o pós venda é saber se o produto atingiu as expectativas do cliente, pouquissimas vezes fui orientada por alguma empresa a compartilhar meu feed back, portanto considero que seja uma etapa bastante difícil para as empresas acompanharem, quando eu tiver meu próprio negócio tentarei manter esse diálogo com o cliente e assim demonstrar o quanto ela é importante para mim.
Posso entrar em contato para saber se o produto adquirido atendeu as expectativas dele
Saudações
De fato, o atendimento no pós venda é crucial no tipo de relação que a empresa vai estabelecer com o cliente, porém, parece ser uma etapa difícil para grandes empresas, não lembro quando foi a última vez que fiquei encantada com um atendimento pós venda de uma grande empresa, geralmente eu recebo esse tipo de atendimento de empresas menores.
Eu, como pretendo ser prestadora de serviços, não vou encontrar tanta dificuldade em manter um relacionamento com meus contratantes, sempre perguntarei o que posso fazer pra melhorar tanto meus serviços como atendimento.
Monitoramento.
já faço NPS e sei quais são meus pontos sensiveis como exmplo entrega e material de pdv que isso é algo caro para empresa melhorar, mas posso tentar agrada-lo com outros programas como fidelidade e os pontos negativos serem administrados