As campanhas de marketing são esforços organizados e estratégicos para promover um objetivo específico da empresa, como aumentar a conscientização sobre um novo produto ou obter feedback do cliente.
Eles normalmente têm como objetivo atingir os consumidores de várias maneiras e envolvem uma combinação de mídia, incluindo, mas não se limitando a e-mail, publicidade impressa, publicidade na televisão ou no rádio, pay-per-click e mídia social.
Mas com tantas peças em movimento, pode ser difícil se manter organizado(a) e garantir que cada parte do conteúdo pareça acessível com o resto.
Qual é o seu conselho para os profissionais de marketing que estão criando sua primeira campanha?
Quais são suas dicas para se manter organizado e garantir que você está no caminho certo para atingir as metas de sua campanha?
Após identificar o meu público, definir as KPIs, analisar as estatísticas e planejar a minha campanha de marketing, eu procuro separar cada fase da campanha, bem como as postagens que serão feitas em cada uma dessas fases. Depois utilizo um gereciador de tarefas, onde coloco todas as informações referentes à campanha e vou realizando o acompanhamento.
Olá! Ainda não criei minha primeira campanha de marketing por aqui no hubspot, mas ter planilhas que reúnem todas as datas e ações da campanha me ajudam a ter uma boa organização.
Sempre planejo uma campanha considerando o envolvimento de outras áreas. Esse alinhamento estratégico é super importante para reunir esforços de todas as frentes e ter resultados mais consistentes.
Planejo minhas campanhas com base na segmentação e análise dos dados. Analisamos mapa de calor, numero de cliques, conversão, bounce e spam. Limpamos nossas bases e trabalhamos o remarketing. Alinhamos os melhores dias e horários. Além de tentar equilibrar ao máximo o número de disparos realizados/semana/mês.
Ter em conta o objetivo da campanha, segmentar a base com atenção para o público-alvo, criar todo o ecossitema das ações coerentes entre si e avaliar histórico.
De acordo com o tema da campanha, eu planejo cada etapa, como: qual é objetivo, quais metas eu preciso ter para alcança o objetivos e quais estratégias eu vou usar para alcançar as metas e o objetivo final. No planejamento eu traço onde eu quero me comunicar, podendo ser através de: redes sociais, e-mail marketing, landing page, site e etc. Após organizar as ideias macros, eu organizo os conteúdos, e se tiver alguma verba, eu traço também o planejamento de campanha paga e onde será veiculado a campanha (canais + conteúdos).
O meu planejamento até então sempre foi feito através de software de gestão de tarefas + planilha.
Estudo os dados dos leads e busco desenvolver a melhor campanha para o que foi colhido durante o estudo dos dados. Organizar cada etapa é essencial para uma campanha.