Armadilhas a serem evitadas ao criar Landing Pages

Não utilizar uma estrutura de página coerente focada na apresentação do produto com linguagem simples e imagens. Dificultar o acesso ao formulário e ter pontos de distração do mesmo. Esquecer de otimização SEO do conteúdo.

Ter uma boa oferta, e ser simples na comunicação e objectivo!

Excesso de texto e conteúdo visual excessivo.

Ter uma página simplificada e sem muitos apelos visiuais que levem o usuário a distraçõa, também é essencial ocultar o menu de navegação.

O preenchimento de uma landing page não pode ultrapassar 7 minutos. O conteúdo tem que ser absolutamente claro. O texto precisa ser interessante, agradável e envolvente.

Comunicação simple, objetiva e ter uma boa oferta.

Página simples com layout limpo

Um erro muito comum é a falta do uso de imagens para prender a atenção do usuário e comunicar o que se deseja

- Falta de Clareza e Relevância

- Excesso de Informações

- Design limpo

- Ausência de Call-to-Action

- Formulário longos e complicados

Adorei os pontos mencionados @BFernandes7, muito obrigada por compartilhar!!!

Pam

Uma página mal otimizada é um perigo enorme quando falamos de tráfego direto.

Bem, falando como designer o que já atrapalhou bastante minha experiência no passado me fazendo não ser um ponto de conversão na landing page foi:
- textos muito longos;
- página com muitas informações irrelevantes e muito apelo visual em caixas de imagem e ícones com retângulos;
- animações que entram todas ao mesmo tempo poluindo e sendo exaustivas para os olhos;
- falta de clareza e objetividade sobre o que de fato irá ser oferecido ali;
Evito criar designs, principalmente para sites, apps ou landing pages que tenham muita informação, com textos longos demais e que não se integrem com uma imagem ou um CTA, tento deixar o fluxo do usuário claro e sem poluições ou dúvidas para que ele possa transitar e chegar onde eu gostaria que ele chegasse sem esforço ou cansaço visual.

Alguns erros comuns são:

1. Mensagem confusa — o visitante não entende o que está sendo oferecido.
  2. Excesso de informações ou distrações — muitos links, botões ou textos longos.
  3. Formulários longos demais — pedir muitas informações antes de gerar confiança.
  4. Carregamento lento — imagens pesadas ou código mal otimizado.
  5. Falta de prova social — ausência de depoimentos, selos de confiança, cases etc.
  6. Não ser mobile-friendly — página não adaptada para celulares.
  7. Call to Action (CTA) fraco — botões genéricos tipo “Enviar” em vez de “Quero meu desconto!”.
  8. Não testar variações — não fazer testes A/B para otimizar conversões.

Por isso é bom focar nesses pontos que consodero importantes

• Clareza total na proposta de valor: título direto + subtítulo que explique o benefício.
  • Foco em um único objetivo: uma oferta, um CTA principal.
  • Design limpo e hierarquia visual clara: destaque para o que importa.
  • Otimização de velocidade: compressão de imagens, uso de CDN, código leve.
  • Provas sociais visíveis: depoimentos, avaliações, números de clientes.
  • Responsividade: testar em diferentes dispositivos e navegadores.
  • Testes constantes: A/B testing em títulos, botões e imagens.

E algumas boas práticas que recomendo são as seguintes:

• Promessa clara + benefício concreto.
  • Um CTA forte e visível acima da dobra.
  • Layout simples e escaneável.
  • Confiança (logos, depoimentos, garantias).
  • Testar, medir e ajustar sempre.

Os principais erros em landing pages estão ligados à falta de clareza, excesso de informação e desalinhamento com a campanha. Para evitar isso, trabalho com uma abordagem orientada a dados, focada na jornada do usuário, com testes A/B constantes, integração com CRM e otimização contínua de performance e conversão, além disso a utilização de bons elementos visuais.